Recent in Fashion

SUPER-AGENDA-POSITIVA

Maria Quitéria é eleita nova presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB)

Eleita presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) por 207 votos a 141, a prefeita do município de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), comemorou a vitória na noite desta quarta-feira (23) com os colegas de chapa e, ao Bocão News, destacou a importância de, pela primeira vez na história, uma mulher assumir o comando da entidade que representa o interesse dos 417 municípios baianos.

“Hoje é um dia histórico não só para mim, mas para todas as mulheres. Construímos uma unidade que vai ser de fundamental importância para o nosso trabalho. Agora é arregaçar as mangas e começar a defender os interesses dos municípios da Bahia”, declarou, eufórica, Maria Quitéria, a presidente da UPB.

Ao todo, 348 pessoas votaram na sede da UPB, no bairro da Paralela, em Salvador, dos 404 prefeitos que são associados à UPB. A Bahia tem 417 municípios. A eleição, pelo menos no início, foi muito acirrada e tensa com várias viradas. Cada voto era comemorado como se fosse um gol. Só depois de chegar aos 80 votos, Quitéria se consolidou na liderança e começou a abrir uma vantagem que chegou, no final da apuração, aos 66 votos de diferença.

Quando a diferença entre os candidatos passou dos 20 votos, a gozação entre os simpatizantes da chapa de Maria Quitéria para os simpatizantes do derrotado Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí, começou: “Pode arrumar as malas e voltar para Andaraí”, provocavam os integrantes da chapa "Unidos pelo Municipalismo", que derrotou a "Município Forte, Bahia Forte", de Cardoso.

A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valetim, que “abriu mão” da candidatura à presidência “em nome do consenso” e, porque não, da amizade pessoal que tem com Quitéria, destacou a importância do momento. “É histórico. As mulheres estão conquistando espaço e assumindo posições de destaque. A vitória de Quitéria é um marco. Temos que comemorar”, festejou.
“Esse cara é Caetano”

Ao passar a presidência para Quitéria, Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari, que bancou a candidatura da socialista, foi ovacionado. Só não foi carregado porque teve humildade, conteve a euforia dos militantes, e disse: “Não me carreguem. Quitéria é a dona da festa. Ela é a nova presidente da UPB”.

Em vão. Com direito a música de Roberto Carlos “Esse cara sou eu” para embalar a festa, os integrantes da chapa "Unidos pelo Municipalismo" apontavam pra Caetano, atribuindo a vitória de Quitéria à articulação feita pelo ex-prefeito de Camaçari. “Esse cara é Caetano, p...!”, berrou um dos integrantes da chapa vitoriosa.

“Todo o trabalho de articulação deu certo. Conseguimos uma unidade forte que deu a vitória a Maria Quitéria. Foi uma vitória esplêndida que dará todas as condições dela fazer um grande papel e continuar o meu trabalho à frente da UPB”, finalizou Caetano.

Informações: Bocão News