Recent in Fashion

SUPER-AGENDA-POSITIVA

Euclides da Cunha-BA: Homem morre esmagado por tanque de caminhão pipa


acidenteDengo_02Um homem da cidade de Monte Santo – BA, identificado como Pedro de Souza Alves, morreu após o tanque de um caminhãopipa cair em cima do seu corpo, em Euclides da Cunha. O acidente ocorreu por volta das 14h10 desta segunda-feira, 4, em frente a uma oficina de soldagem elétrica na Rua Monte Santo, bairro do Dengo, mais precisamente no acesso a BA 220, sentido à cidade de Monte Santo – BA.
De acordo com as informações de moradores da comunidade, a vítima estava passando por baixo do tanque, no instante em que suportes de uma “tralha” – espécie de elevador mecânico para erguer objetos pesados – se desprenderam e, consequentemente, fez com que o tanque caísse em cima de Pedro.
A estrutura metálica da “tralha” tem cerca 3,80m de altura e mantinha erguido o tanque a uma altura de aproximadamente 2m do solo. As informações preliminares sobre a possível causa do acidente,  indicam que uma das correntes da “tralha” se desprendeu de uma barra de ferro que foi colocada na parte interna da tampa do tanque, que mudava de posição enquanto era manuseado. Devido ao peso e altura da queda, o tanque ficou com os paralamas – que também são de ferro – amassados.

No momento do ocorrido, pessoas da vizinhança correram até o local e imediatamente tentaram levantar o tanque que ainda continha uma grande quantidade de água no fundo, mas diante do peso, as primeiras tentativas não tiveram sucesso. Somente alguns minutos depois, populares conseguiram retirar o corpo da vítima de baixo do equipamento. Pedro de Souza Alves morreu na hora e devido a gravidade do impacto, teve muito sangue derramado na calçada.
acidenteDengo_05
No local do acidente havia um elevador de ferro equipado com a “tralha” e o tanque – que despencou, e dois caminhões de marca Mercedes Benz estacionados, sem o tanque em cima do chassi, um de cor vermelha e placa HZI 5235 – mais próximo – e um de cor azul e placa JMQ 7093 – mais distante, além de um outro tanque que estava na porta da oficina, inclusive sendo restaurado.

Pelas circunstâncias do posicionamento dos dois caminhões e dos tanques, além das cores, acredita-se que na hora do acidente, o auxiliar da oficina e Pedro tentavam desmontar o equipamento do caminhãopipa de cor vermelha.

A oficina mecânica faz soldagem elétrica e manuseio de estruturas metálicas, principalmente na recuperação de tanques de caminhãopipa, motivo pelo qual Pedro estava por lá, ou seja, ele ia fazer reparos na pipa do caminhão qual ele era motorista, pois recentemente teria vencido licitação do Exército para transportar água para comunidades rurais de Monte Santo e, para isso, precisava estar com seu veículo a ponto de ser aprovado em inspeção.

As informações populares indicam que havia um funcionário da oficina operando a “tralha” quando, inadivertidamente, a vítima passou por baixo do tanque, o qual teve sua vida ceifada com forte trauma na cabeça causado pelo impacto de uma das colunas de madeira que fica abaixo do tanque e serve de apoio para prendê-lo no chassí do caminhão.
Pedro de Souza Alves é natural de Monte Santo – BA, tinha 34 anos de idade, era casado, tinha dois filhos e morava no povoado Lagoa da Ilha, meio rural de Monte Santo. Estava no município há poucos meses, antes disso esteve no Estado de São Paulo em busca de emprego, o que não deu certo, fazendo-o retornar à cidade natal, onde acerca de um mês dirigia o referido caminhão, que não é de sua propriedade, segundo informações obtidas.
A Polícia Militar foi chamada e alguns minutos depois, duas guarnições policiais do 5º BPM de Euclides da Cunha chegaram ao local indicado, o qual ficou isolado por aproximadamente uma hora, tendo o trânsito interrompido nos dois sentidos, incluindo a rodovia estadual.
O proprietário/responsável e os funcionários da oficina não foram localizados para prestar esclarecimentos à polícia.
Agentes do DPT (Departamento de Polícia Técnica de Euclides da Cunha) estiveram no local para fazer o levantamento cadavérico e perícia técnica, com o apoio da Polícia Militar, pois havia muitos curiosos e, em dados momentos atrapalhavam a equipe que realizava a perícia.
Somente na madrugada desta terça-feira, 5, o corpo da vítima será removido para a cidade de Juazeiro – BA, onde será submetido a procedimentos de necropsia para que posteriormente possa ser liberado para o sepultamento.
Fonte: Euclidesdacunha.com