Recent in Fashion

SUPER-AGENDA-POSITIVA

Grande público marca 1ª etapa do Projeto Criança Brincando e se Transformando em Sítio do Quinto-BA



No último final de semana, o município de Sítio do Quinto, distante 360 quilômetros da capital baiana, foi palco para uma importante iniciativa de cunho social, que tem mobilizado a região em prol dos nossos pequenos. O Projeto Criança Brincando e se Transformando, com o apoio da Prefeitura Municipal, levou mais alegria e esperança a milhares de crianças e adolescentes que, juntamente com seus pais, passam momentos difíceis por conta da pior seca dos últimos 60 anos.

Para marcar a primeira etapa do Projeto em Sítio do Quinto, uma ampla e rica programação foi realizada, entre os dias 19 e 21 de abril, que contou com diversas atividades culturais, recreativas, lúdicas e esportivas, além da distribuição de cestas básicas e brinquedos, doces, lanches, água e de quase sete mil ingressos para o Parque Infantil. Para alegrar a criançada e as famílias, teve ainda dramatização das crianças do PETI e do PROJOVEM, apresentação da Banda Jerê City, Barracas da Saúde (com Técnico, enfermeiro, ambulância, dentista, remédios, protetor solar); Barracas Cantinho da Leitura, de Higiene Pessoal (com cabeleireira, manicure, maquiagem com pintura) e Jurídica (presença de advogadas para verificar questões de paternidade), trenzinho, Dramatizações da Educação, apresentação da Banda de Música SD Israel Xavier (do 20º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, sediado em Paulo Afonso) e da banda local (Tico), sorteio de uma bicicleta e show com a Banda Beijo Roubado. Na programação esportiva, aconteceu, no sábado, o Torneio de Futebol das Crianças de 08 a 12 anos, saindo vencedora a equipe Tingui. No Campo “Quintão”, o Torneio de Futebol de Campo dos adolescentes 12 a 18 anos, teve como campeão a equipe do Povoado  Rasinho; vice-campeão: Colégio Estadual João Francisco e em terceiro lugar: a equipe do Palmeiras. Na partida extra de Futebol Feminino, “As Panteras” foram as vencedoras. No domingo, à tarde teve Voleibol Masculino, saindo campeão Madureira e no Feminino, a equipe Futuro, que derrotou as “Paquitas” por 2 a 1.
 
Idealizado pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jeremoabo, Dr. Antonio Henrique da Silva, o projeto visa a necessidade de implementar ações urgentes para a proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente, no sertão da Bahia, após observar os poucos espaços públicos e atividades destinados a esta fase. A ideia é combater os principais problemas que envolvem a criança e o adolescente, tais como a violência doméstica, a exploração sexual e do trabalho infantil, a evasão escolar, a gravidez precoce, através de atividades prioritárias, que visem diminuir a incidência e reincidência dessas problemáticas. Esses objetivos foram inclusive destacados pelo Juiz Antonio Henrique, durante o lançamento oficial do Criança Brincando e se Transformando em Sítio do Quinto, na última sexta-feira, com a presença de autoridades de toda a região, além de centenas de crianças e adolescentes. “Chegamos aqui hoje, cansados, depois de uma semana intensa de atividades como a viagem a Brasília, onde efetivamos importantes contatos a respeito do Projeto. Mas, a energia revigorante vem das crianças e adolescentes. Esta troca de energia positiva, esta alegria que as crianças demonstram em participar do Projeto é o grande prêmio para todos aqueles que, como eu, estão aqui de forma voluntária com uma única missão de trazer alegria e descontração para todas as crianças e adolescentes do município, como já ocorreu em Jeremoabo, Pedro Alexandre e Coronel João. Fechamos este primeiro momento, e com o melhor público de todo o evento. Isso demonstra a alegria da comunidade, o compromisso com a causa e as diretrizes do projeto. O que tem sido feito nos quatros municípios em prol desses seres em desenvolvimento já me deixa muito satisfeito”, comentou o Magistrado.

O Prefeito Municipal Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa fez questão de acompanhar todos os preparativos para a realização do Projeto em Sítio do Quinto por entender a importância da ação. Durante seu discurso, na solenidade de lançamento, Cleigivaldo destacou o esforço de toda equipe local. “Acompanhei todo o esforço da nossa equipe e o resultado, graças a Deus, foi esse: deu tudo certo, o povo participou de tudo com muita alegria. Um projeto como este deveria estar estampado em todos os jornais, pois está tratando do nosso futuro. Todos nós temos que abrir os olhos e entender de uma vez que lugar de criança não é trabalhando, e sim estudando, brincando. Quando a criança tem uma infância boa, ela cresce alegre, com mais disposição”, afirmou o Gestor Municipal, que anunciou, durante o evento, a entrega de um veículo para uso exclusivo do Conselho Tutelar de Sítio do Quinto.

De 03 a 05 de maio, o Projeto estará em sua segunda etapa em Jeremoabo. Participe!

(Lílian Symaia Lima Silva para o portal Rodrygo Ferraz)