Ads (728x90)


A pior seca dos últimos 60 anos vem castigando de forma cruel uma boa parte do nordeste, entre as cidades mais afetadas pelo fenômeno físico está à pequena cidade de Adustina situado aproximadamente cerca de 350 km da capital, no interior da Bahia.



O famoso açude público localizado no povoado Bom Jesus, aproximadamente 7 km da sede, construído na década de 60 pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), uma grande reserva de água além de ser um ponto turístico da cidade era o principal responsável pela fonte de renda das comunidades Bom Jesus, Bela Vista e Riacho, e hoje se encontra em estado de calamidade.

Rachaduras no solo que cabe um braço, toneladas de peixes foram mortos e a água que resta evaporando em um tempo extremamente fora do comum.
Essa estrutura de concreto na imagem é a comporta da represa, local que antes só poderia ser alcançada por mergulhadores profissionais. Hoje até uma criança pode toca-la.

Esse marco é o medidor de volume de água no açude. Preste atenção e verifique a distancia entre o marco é a água que ainda resta.

Pela primeira vez em Adustina, um dos maiores açude baiano seca e deixa famílias sem a única fonte de renda.

O fenômeno que assola várias cidades do nordeste chamou atenção da Rede Record de televisão, e uma equipe de reportagem dirigida pelo repórter Carlos Dornelles vem realizando um trabalho retratando o drama vivido pelos pequenos agricultores que sofre com a seca. Carlos Dornelles em sua passagem pelas regiões mais afetadas não deixou de retratar na tarde da última quarta-feira (17) o sofrimento dos pescadores que sobreviviam do açude de Adustina. A equipe de reportagem foi guiada pelo blogueiro Marcos Pereira, popular Marcos dos Tecidos, que em contato com o mesmo foi ressaltado a importância da provável matéria. “Dornelles é um excelente profissional e sobre tudo muito humilde, pra mim foi uma grande honra fazer parte desse trabalho e me coloco sempre a disposição da Rede Record”. Afirmou Marcos dos Tecidos proprietário do Blog Adustina Com Você.


Foram entrevistados pescadores, presidentes da associação e moradores. O documentário vai ao ar segunda-feira (29) no Jornal da Record. 

Por: www.rodrygoferraz.com.br "A voz da verdade".

[Baixe cd's aqui][slider1][recent][10]