Brasileiros vão às ruas contra corrupção, gastos públicos na Copa e por transporte

Uma série de manifestações mobilizou milhares de brasileiros em diferentes cidades do país nesta segunda-feira (17). Em São Paulo, os prot...


Uma série de manifestações mobilizou milhares de brasileiros em diferentes cidades do país nesta segunda-feira (17). Em São Paulo, os protestos reuniram pelo menos 30 mil pessoas. No Rio de Janeiro, ainda não há estimativas oficiais, mas a Cinelândia ficou tomada de manifestantes. Em Belo Horizonte, entre 18 mil e 20 mil pessoas. Em Brasília, cerca de 10 mil pessoas estão concentradas na Esplanada dos Ministérios e parte dos manifestantes chegou a subir a rampa e está neste momento na cobertura do Congresso Nacional. Em Salvador, a manifestação ocorreu na região do Iguatemi e contou com pelo menos cinco mil participantes.

Com o mote “Não são apenas 0,20 centavos”, além de se posicionar contra o preço do transporte público, os protestos criticaram a condução da política brasileira, a corrupção, os gastos públicos com as obras para as copas das Confederações e do Mundo de 2014.

As manifestações começaram a tomar corpo na última semana após as ações da Polícia Militar (PM), em São Paulo, que reagiram aos manifestantes contrários ao aumento da tarifa de transporte público na capital paulista. O episódio levou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo a questionar a atitude da PM.

Em São Paulo, os manifestantes se concentraram no Largo da Batata e depois ocuparam as oito faixas da Avenida Brigadeiro Faria Lima.

Ao contrário do que ocorreu na última manifestação, na quinta-feira (13) – quando a presença da PM foi ostensiva – ativistas e policiais entraram em acordo e, até o momento, não houve registro de conflito.

No Rio de Janeiro, as dezenas de milhares de manifestantes marcharam pela Avenida Rio Branco e se dirigiram à Cinelândia, na região central da cidade, onde ocuparam as escadarias da Biblioteca Nacional e da Câmara de Vereadores. De lá, seguiram pela Avenida Almirante Barroso em direção à Avenida Presidente Antonio Carlos até a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). Houve confronto com a polícia e algumas pessoas queimaram um carro e depredaram uma viatura da PM.

Na capital mineira, a concentração do protesto teve início na Praça 7, no centro da capital. De lá, os manifestantes se dirigiram à Arena Mineirão, onde foi disputada nesta segunda a partida entre Nigéria X Taiti, pela Copa das Confederações.

Em Brasília, o protesto começou às 17h. Os manifestantes se concentraram em frente ao Museu da República e, de lá, marcharam em direção ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios. No momento, eles estão na cobertura do Congresso e tomam também o gramado em frente ao Parlamento.

Na capital baiana, o grupo se reuniu na praça principal do Iguatemi e logo conseguiu parar o trânsito. Em uma manifestação totalmente pacífica, eles tomaram o controle de duas das principais avenidas da cidade: Antônio Carlos Magalhães e Tancredo Neves. Com uma grande faixa demonstrando “solidariedade contra o aumento” das tarifas em São Paulo, os milhares de manifestantes seguiram até o final da Tancredo Neves e depois retornaram até a região do Iguatemi, para a estação de transbordo, onde conseguiram entrar gratuitamente em ônibus para retornar para casa.

Outra manifestação do grupo está marcada para ocorrer nesta quinta-feira (20). As pessoas irão se reunir às 14h no Campo Grande e, então, seguirão em passeata até a Arena Fonte Nova.

Apesar do caráter pacífico das manifestações, ressaltado pela palavra de ordem “Sem violência”, entoada em todos os protestos, confrontos entre policiais e manifestantes foram registrados em Belo Horizonte, em Brasília e no Rio de Janeiro.

Também houve registro de protestos em Fortaleza, em Curitiba, em Porto Alegre, em Salvador, em Belém e Campinas. Nós próximos dias, as manifestações, convocadas por meio das redes sociais, devem prosseguir.

(Colaboração: Aline Leal / Edição: Lana Cristina / Agência Brasil / Correio 24 Horas)
Nome

Acidente,615,Adustina,781,Alagoas,1,Antas,51,Bahia,2,Brasil,4,Canudos,3,Ceará,1,Cícero Dantas,106,Classificados,18,Cobertura,10,Concursos,41,Coronel João Sá,79,Cultura,1,Desaparecido,1,Downloads,159,Economia,32,Educação,97,Eleições,2,Entretenimento,227,Entrevista,19,Esportes,27,Eventos,452,Famosos,3,Fátima,88,Futebol,19,Geral,395,Heliópolis,36,Internacional,6,Jeremoabo,9,Justiça,285,Lagarto,1,Maranhão,1,Mundo,282,Nordeste,1,Norte,1,Notícias,2208,Novo Triunfo,9,Ocorrência,18,Paraíba,1,Paripiranga,221,Pedro Alexandre,13,Pernambuco,1,Piauí,1,Pinhão,1,Poço Verde,19,Polícia,3083,Política,1023,Regional,5,Religião,43,Ribeira do Pombal,12,Rio Grande do Norte,1,Saúde,94,Seca,9,Sergipe,1,Sertão,7,Simão Dias,15,Sítio do Quinto,99,Sudeste,1,VC no Rodrygo Ferraz,3,Vídeo,18,
ltr
item
RODRYGO FERRAZ: Brasileiros vão às ruas contra corrupção, gastos públicos na Copa e por transporte
Brasileiros vão às ruas contra corrupção, gastos públicos na Copa e por transporte
http://adustina.net/wp-content/uploads/2013/06/manifesta%C3%A7%C3%A3o.jpg
RODRYGO FERRAZ
https://www.rodrygoferraz.com.br/2013/06/brasileiros-vao-as-ruas-contra.html
https://www.rodrygoferraz.com.br/
https://www.rodrygoferraz.com.br/
https://www.rodrygoferraz.com.br/2013/06/brasileiros-vao-as-ruas-contra.html
true
7660377457155439858
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais... Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content