Sítio do Quinto-BA: Articulação para driblar burocracia

“Falta de recurso e muita burocracia” é a principal queixa do prefeito Cleigivaldo Carvalho, que administra o pequeno município de Sítio ...

cleigivaldo sítio do quinto
“Falta de recurso e muita burocracia” é a principal queixa do prefeito Cleigivaldo Carvalho, que administra o pequeno município de Sítio do Quinto, localizado no Nordeste baiano. O gestor visitou a sede da UPB, enquanto participava do curso de capacitação no sistema do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e aproveitou para conversar com a Coordenação de Comunicação sobre as novidades do seu município e como faz para superar obstáculos em sua administração.
Sítio do Quinto está prestes a receber a intervenção urbana de pavimentação em nove de suas ruas. A obra é fruto do convênio com o Ministério das Cidades, no valor de R$600 mil. “A cidade está crescendo rapidamente e precisamos de infraestrutura urbana para dar qualidade de vida à população”, explica o prefeito. Carvalho revela ainda que a construção de uma escola de ensino fundamental também será entregue este ano.
O município, situado na região do semiárido, passa por dificuldades. Mais de 50% da lavoura de milho e feijão foi perdida com a seca. A estiagem trouxe prejuízos também ao gado leiteiro, utilizado como alternativa de produção para os agricultores locais. “Faltou chuva justo quando a plantação estava brotando”, lamenta o gestor.
Diante dos obstáculos para gerir uma cidade de 14 mil habitantes, cuja arrecadação tem no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a principal fonte de recurso, o jeito encontrado é investir em outras áreas da economia. O turismo é uma das apostas. Todo mês de maio a romaria da Santa Cruz do Serrote leva cerca de 20 mil pessoas a circularem pela cidade. A procissão percorre mais de 15km entre a Igreja Matriz e a comunidade do Saco Tinguí, onde fica o santuário. A intenção é estimular a visita a localidade e fomentar o turismo religioso.
A Barragem Gasparino, maior obra em curso no nordeste baiano, também promete movimentar a economia local. São 18 km de represa d’água que vão permitir a implantação de projetos de irrigação, criatório de peixes, e exploração do turismo. A obra aguarda liberação dos órgãos ambientais para o uso da barragem. O município pleiteia também uma licença ambiental para a exploração de jazidas de manganês no solo da cidade.
Tudo isso é resultado da articulação da gestão municipal, que já conseguiu conquistas importantes para Sítio do Quinto. O prefeito Carvalho explica que, com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, serão construídas 38 moradias. A ordem de serviço da obra já está assinada. Foram recebidos também equipamentos do PAC 2 para convivência com a seca, como um kit composto de patrol, caçamba e retroescavadeira, que ajudaram a melhorar a qualidade das estradas vicinais e limpeza das aguadas. Em breve será adquirido um carro-pipa para atender às comunidades mais afastadas do centro, no período de estiagem.
De acordo com o gestor, muito mais pode ser feito com a assinatura de convênios. Por isso, ele e sua equipe, frequentemente, consultam a UPB em busca de informações. “A UPB tem se mostrado importante no dia a dia da nossa administração. Tudo que acontece a gente fica sabendo. É uma orientação muito boa”, revela o prefeito Cleigivaldo Carvalho, acompanhado pelo secretário de infraestrutura da cidade, José Arnaldo Santos. O secretário comenta que a entidade tem colaborado na formação dos técnicos do município. O curso da UPB sobre SICONV foi elogiado por ele. “Não tínhamos ninguém capacitado até participar deste curso dado em Paulo Afonso. Agora a gente aguarda a segunda etapa para melhorar a captação de recursos para o município”, afirmou.
Fonte: UPB

Nome

Acidente,615,Adustina,781,Alagoas,1,Antas,51,Bahia,2,Brasil,4,Canudos,3,Ceará,1,Cícero Dantas,106,Classificados,18,Cobertura,10,Concursos,41,Coronel João Sá,79,Cultura,1,Desaparecido,1,Downloads,159,Economia,32,Educação,97,Eleições,2,Entretenimento,227,Entrevista,19,Esportes,27,Eventos,452,Famosos,3,Fátima,88,Futebol,19,Geral,395,Heliópolis,36,Internacional,6,Jeremoabo,9,Justiça,285,Lagarto,1,Maranhão,1,Mundo,282,Nordeste,1,Norte,1,Notícias,2208,Novo Triunfo,9,Ocorrência,18,Paraíba,1,Paripiranga,221,Pedro Alexandre,13,Pernambuco,1,Piauí,1,Pinhão,1,Poço Verde,19,Polícia,3085,Política,1023,Regional,5,Religião,43,Ribeira do Pombal,12,Rio Grande do Norte,1,Saúde,94,Seca,9,Sergipe,1,Sertão,7,Simão Dias,15,Sítio do Quinto,99,Sudeste,1,VC no Rodrygo Ferraz,3,Vídeo,18,
ltr
item
RODRYGO FERRAZ: Sítio do Quinto-BA: Articulação para driblar burocracia
Sítio do Quinto-BA: Articulação para driblar burocracia
http://adustina.net/wp-content/uploads/2013/08/cleigivaldo-s%C3%ADtio-do-quinto.jpg
RODRYGO FERRAZ
https://www.rodrygoferraz.com.br/2013/08/sitio-do-quinto-ba-articulacao-para.html
https://www.rodrygoferraz.com.br/
https://www.rodrygoferraz.com.br/
https://www.rodrygoferraz.com.br/2013/08/sitio-do-quinto-ba-articulacao-para.html
true
7660377457155439858
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais... Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content