Recent in Fashion

SUPER-AGENDA-POSITIVA

Aluno do Colégio Estadual Castro Alves de Adustina foi selecionado para a etapa estadual do FACE 2013

foto Roberto Luiz
Cri­a­ções ar­tís­ticas que en­focam os traços cul­tu­rais e re­gi­o­nais bra­si­leiros, ca­rac­te­rís­ticas do am­bi­ente es­colar, amor e mo­vi­mentos ju­venis, entre ou­tras te­má­ticas, deram o tom da se­leção dos fi­na­listas do Pro­dução de Ví­deos Es­tu­dantis (Prove), Fes­tival Anual da Canção Es­tu­dantil (Face) e Tempos de Arte Li­te­rária (TAL), pro­jetos es­tru­tu­rantes da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia. A es­colha acon­teceu nesta quarta (16/10) e quinta-feira (17/10), no Con­selho de Cul­tura, no Campo Grande, por co­missão jul­ga­dora for­mada por in­te­lec­tuais e ar­tistas. As obras fi­na­listas vão compor a pro­gra­mação do 2º En­contro Es­tu­dantil, em no­vembro, em Sal­vador.
“A se­leção já apontou no­vi­dades e boas sur­presas. Como des­taque, os ví­deos que com­põem a pri­meira edição do Prove. As obras já de­mons­tram o in­te­resse dos es­tu­dantes pela li­te­ra­tura na­ci­onal e pela paixão ao ci­nema. Com o TAL, per­ce­bemos a pre­sença de dois novos gê­neros li­te­rá­rios. Em meio à prosa, po­esia e cor­déis, apa­re­ceram cartas e textos te­a­trais. Já no Face, os ju­rados res­sal­taram o nível vocal e a qua­li­dade das gra­va­ções”, disse Nide Nobre, co­or­de­na­dora de Pro­jetos In­ter­se­to­riais da Se­cre­taria da Edu­cação, que res­salta, também, a “grande par­ti­ci­pação dos es­tu­dantes da rede es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal”.
FACE 2013
A se­le­tiva contou com obras de es­tu­dantes de todas as re­giões do Es­tado. Das 165 pro­du­ções ar­tís­ticas fi­na­listas re­gi­o­nais do Festival Anual da Canção Estudantil – Face, TAL e Prove en­ca­mi­nhadas pelas Di­re­to­rias Re­gi­o­nais de Edu­cação (Direc), os ju­rados se­le­ci­o­naram 63 fi­na­listas para a cul­mi­nância es­ta­dual, em no­vembro. O 2º En­contro Es­tu­dantil con­tará com 33 obras li­te­rá­rias no Sarau do TAL, 15 can­ções do Face e 15 ví­deos do Prove, além de 99 obras do pro­jeto Artes Vi­suais Es­tu­dantis (AVE) e 33 do pro­jeto Edu­cação Pa­tri­mo­nial e Ar­tís­tica (EPA), que não pos­suem pré-se­leção. A pro­dução ar­tís­tica dos fi­na­listas gira em torno de 300 obras.
Cul­mi­nância Es­ta­dual – A cul­mi­nância es­ta­dual dos pro­jetos es­tru­tu­rantes acon­tece dentro da pro­gra­mação do 2º En­contro Es­tu­dantil, de 27 a 29 de no­vembro, jun­ta­mente com a Feira de Ci­ên­cias, a Feira de Ma­te­má­tica e os Jogos Es­tu­dantis. A pro­gra­mação do en­contro in­clui, ainda, con­fe­rên­cias, ofi­cinas e workshops. Os fi­na­listas dos pro­jetos ar­tís­ticos vão contar com cursos pre­pa­ra­tó­rios que acon­te­cerão em es­tú­dios, ofi­cinas mu­si­cais, li­te­rá­rias, de voz, artes vi­suais e edu­cação pa­tri­mo­nial.
De acordo com Nide Nobre, o 2º En­contro vai reunir di­versas pers­pec­tivas do co­nhe­ci­mento. “O evento tem a sua gran­di­o­si­dade, reu­nindo o co­nhe­ci­mento ci­en­tí­fico, as artes e o es­porte, que vai res­saltar, entre ou­tros as­pectos, ele­mentos da cul­tura afro-bra­si­leira. Trata-se de um in­ter­câmbio entre áreas do co­nhe­ci­mento, en­vol­vendo vi­sões de mundo de di­versas lo­ca­li­dades da Bahia. O nosso in­te­resse é jus­ta­mente avançar neste sen­tido, para a cons­trução de uma so­ci­e­dade mais bela, uti­li­zando o es­té­tico como ati­tude”, disse.
Co­missão Jul­ga­dora do Face
J. Ve­loso, Pau­linho Boca de Cantor, Maria Au­xi­li­a­dora Wan­derley, Ana Paula Al­bu­querque e Márcia Rios.
Co­missão Jul­ga­dora do TAL
Lu­cília Coimbra, Washington Queiroz, Cláudia Santos, Maria de Fá­tima  da Cruz e Re­gina Gra­macho.
Co­missão Jul­ga­dora do Prove
Hum­berto Alves, Ga­briela de Paula, Ro­drigo Luna, Ra­fael Sa­raiva e Mar­celo Matos.
(Fonte: Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia)