Heliópolis-BA: Prefeito Ildinho demite Secretária de Assistência Social

A demissão da Secretária de Assistência Social, Zélia Maranduba, pode ser um indicativo de que o prefeito já pensa em reeleição. Zél...

A demissão da Secretária de Assistência Social, Zélia Maranduba, pode ser um indicativo de que o prefeito já pensa em reeleição.

Zélia Maranduba fora da SMAS

O prefeito municipal de Heliópolis, Ildefonso Andrade Fonseca, o Ildinho, parece já estar pensando em 2016. O primeiro passo já foi dado: Maria Zizélia Maranduba, ex-vereadora e membro da executiva municipal do PT, foi demitida na última segunda-feira, o que deve ser oficializado no Diário Oficial. Ao contrário do que circulou no meio político, Zélia não pediu demissão. Chegou-se a falar que ela teria sido obrigada a demitir auxiliares em cargos de comissão para enxugamento da folha de pagamento e a secretária teria se negado. Em seguida pediu demissão. Mas não foi isso. Na verdade, Ildinho já não estava contente com a atuação de Antônio Jackson, esposo de Zélia.

Um dos principais nomes na importante vitória de Ildinho em 2012, Antônio Jackson já apresentava sinais de insatisfação com o prefeito. Para completar a situação, há queixas com relação ao desempenho de Antônio Jackson na formatação do programa Minha Casa Minha Vida. Há inclusive ações no Ministério Público. Para completar, o Programa das Cisternas, também comandado por ele, foi implementado sem a participação do prefeito. Como desgraça pouca é bobagem, o CMDS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – gerou muita insatisfação com os vereadores da situação que, segundo afirma o próprio José Clovis, não foram convidados para a festa e nem escolheram o petista Zé Guerra para representá-los.

Tudo isso foi somando na paciência do prefeito que, dizem, não estava gostando de ter um aliado, o próprio Antônio Jackson, falando mal do alcaide nos quatro cantos do município. Inclusive pessoas testemunharam discussões entre os dois sobre estes falatórios, mas Jackson sempre negou tudo. Fato é que o PT perdeu sua melhor secretaria. Agora resta a de agricultura, ocupada por Zé Guerra. Não seria surpresa também que fosse demitido, já que formam um grupo só e não há sinais de que houve algum rompimento entre eles. A outra secretaria do PT não é bem do partido. Renilson Alves não assume a pasta pelo partido, mesmo estando filiado a ele. Seu filho é vereador pelo PTN, o Zeic Andrade.

O problema maior é que Ildinho, com o resultado da eleição, ganhou notoriedade com Wagner e com Rui Costa. O PT municipal não tem nenhum mandato e votou nos candidatos de Ildinho. Não há deputados estaduais ligados a eles. Estão isolados. Não conseguiram eleger Zé Guerra vereador e perderam referência eleitoral, embora tenham sido importantes na eleição do prefeito atual. O PDT, de Zé do Sertão, ao contrário, está reforçado. Recebeu uma ajuda significativa do prefeito e transformou Marcelo Nilo no mais votado daqui e deve manter suas duas secretarias – Educação e Chefia de Gabinete – mesmo não tendo mandato na Câmara de Vereadores. Para completar, Ildinho ainda foi ajudado pelo PCdoB, ou seja, pelos pardais.

O perigo da demissão de Zélia é a união PT, PCdoB e DEM. Se a rebeldia de Valdelício continuar, pode surgir aí uma Câmara marcadamente oposicionista. Por outro lado, o afastamento tira de Antônio Jackson vários programas sociais. Serão dois anos longe de mecanismos que Zélia e o marido sabem manejar muito bem para produzir votos. É aí que Ildinho poderá recuperar terreno e superar os danos naturais de uma demissão como essa. Aí a reeleição estará no papo, principalmente porque uma mosca disse que Gama Neves não está nenhum pouquinho interessado em concorrer para prefeito. E ainda tem a reforma política. Pode ser que todos os mandatos sejam prorrogados para 2018, sem que os prefeitos tenham direito à reeleição. Aí, tudo muda!

Por: Professor Landisvalth

COMMENTS

Nome

Acidente,615,Adustina,781,Alagoas,1,Antas,51,Bahia,2,Brasil,4,Canudos,3,Ceará,1,Cícero Dantas,106,Classificados,18,Cobertura,10,Concursos,41,Coronel João Sá,79,Cultura,1,Desaparecido,1,Downloads,159,Economia,32,Educação,97,Eleições,2,Entretenimento,227,Entrevista,19,Esportes,27,Eventos,452,Famosos,3,Fátima,88,Futebol,19,Geral,395,Heliópolis,36,Internacional,6,Jeremoabo,9,Justiça,285,Lagarto,1,Maranhão,1,Mundo,282,Nordeste,1,Norte,1,Notícias,2208,Novo Triunfo,9,Ocorrência,18,Paraíba,1,Paripiranga,221,Pedro Alexandre,13,Pernambuco,1,Piauí,1,Pinhão,1,Poço Verde,19,Polícia,3083,Política,1023,Regional,5,Religião,43,Ribeira do Pombal,12,Rio Grande do Norte,1,Saúde,94,Seca,9,Sergipe,1,Sertão,7,Simão Dias,15,Sítio do Quinto,99,Sudeste,1,VC no Rodrygo Ferraz,3,Vídeo,18,
ltr
item
RODRYGO FERRAZ: Heliópolis-BA: Prefeito Ildinho demite Secretária de Assistência Social
Heliópolis-BA: Prefeito Ildinho demite Secretária de Assistência Social
http://2.bp.blogspot.com/-Cgfn_EpWWFc/VFrXY9vhSyI/AAAAAAAAR_Y/ss81IK6nhh8/s1600/Z%C3%A9lia...JPG
http://2.bp.blogspot.com/-Cgfn_EpWWFc/VFrXY9vhSyI/AAAAAAAAR_Y/ss81IK6nhh8/s72-c/Z%C3%A9lia...JPG
RODRYGO FERRAZ
https://www.rodrygoferraz.com.br/2014/11/heliopolis-ba-prefeito-ildinho-demite.html
https://www.rodrygoferraz.com.br/
https://www.rodrygoferraz.com.br/
https://www.rodrygoferraz.com.br/2014/11/heliopolis-ba-prefeito-ildinho-demite.html
true
7660377457155439858
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais... Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content