Recent in Fashion

SUPER-AGENDA-POSITIVA

Um pouco da história política de Adustina-BA






Desde de 15 de novembro 1989 em Adustina começou os primeiros partidos políticos para a primeira eleição de Adustina, foram eles: PMB, PFL, PRN, PMDB e PDT sendo as seguintes coligações PMB, Pobreza Unidas para Vencer tendo como candidato a prefeito Pedro José de Andrade (Pedro da Chica) sendo o PMB extinto, somente tendo validade as coligações que faziam parte como PMDB e PDT somente elegendo Vereadores no qual podemos citar: o primeiro, o saudoso Osmar Ribeiro de Jesus Filho (Mazinho) e Antônio Teodoro do Nascimento (Tonho Poço Verde). 

O Primeiro Prefeito de Adustina foi Manoel Vieira de Santana (Bebé) pela a coligação PFL e PRN, depois da primeira eleição todos os políticos que disputaram a cadeira do poder executivo trocaram de partidos.

Os vereadores eleitos foram, José Antônio de Souza PFL (Detinho), José Antõnio de Menezes PFL (Menez), Vadi das Virgens Teles PFL (Didi), José Militão Sobrinho PRN (Zé do Bode), José Givaldo Santos PRN (Prof: Givaldo), Gabriel Batista dos Santos PFL (Bié), Vadi  Andrade Carvalho (Vadi de Henrique), a começar por Pedro da Chica que se filiou ao PTB, por extinção do PMB.

Em 1992, foi a vez de Antonio Gomes de Santana (Tonho de Salú) pelo PFL e João Pinto dos Santos (João de Virgilio) pelo PDT, disputar a eleição contra Pedro José de Andrade (Pedro da Chica) e Vice Paulo Roberto (Paulinho de Percilio). Neste mandato o Vereador mais votado foi Carlos Roberto Ribeiro Rosário, obtendo 232 votos.

 


Em 1996 o candidato a prefeito foi Osman Ferreira de Santana pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Disputou contra Manoel Vieira de Santana (Bebé) que venceu com uma diferença de 68 votos. No ano de 2000 Antônio Gomes De Santana disputa pelo PL (Partido Liberal) contra o então prefeito.


 

Em 2004 foi vez da mudança de José Aldo Rabelo de Jesus, que era vice-prefeito pelo PSL (Partido Social Liberal), e mudou sua filiação para o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), sendo eleito prefeito de 2005 a 2008.


 



Na eleição de 05 de outubro de 2008, novamente começa as mudanças, Agenilda Elias de Jesus que foi derrotada nas urnas na eleição de 2004, pelo candidato apoiado pelo então inimigo político Bebé entra na disputa Bebé x Zé Aldo, sendo ela vice-prefeita. 



O povo de Adustina pensava que nunca mudava, lançou o sloga "2012 é ano do 12", a mudança da filiação do prefeito Manoel Vieira de Santana do DEM, para o PDT em 2012 e também sua vice-prefeita Agenilda Elias de Jesus, muda de partido e de coligação passa a filiação de PR (Partido Republicano) para o novo partido PSD, sendo eleita vice-prefeita de Adustina novamente, só que pela coligação oposta ao da eleição anterior.


A eleição ocorrida em 07 de outubro de 2012, concedeu a vitória ao atual prefeito José Aldo Rabelo de Jesus, com 1.039 votos de frente pela coligação: PMDB, PSD, PT, PCdoB e PR. 

Texto: Jailson Rodrigues do Nascimento
Fotos: Everton Santos Andrade

0 Comentários