RodrygoFerraz.com.br
Início » » Sergipe realiza a primeira captação de órgãos do Estado

Sergipe realiza a primeira captação de órgãos do Estado

Publicado por Rodrygo Ferraz em sexta-feira, 1 de maio de 2015


Uma família da cidade de Tobias Barreto, a 127 Km de Aracaju, transformou o luto em ajuda para quatro pessoas, que estavam na fila de transplante de órgãos do país. E o ato se transformou na primeira captação de órgãos no estado de Sergipe.

Segundo o coordenador da Central de Transplante de Sergipe, Benito Oliveira Fernandes, o jovem de 23 anos estava internado Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, há dois dias, em virtude de um traumatismo crânio encefálico provocado por arma de fogo. “Ontem foi diagnosticada a morte encefálica e a família autorizou a doação dos órgãos, que só foi feita após a realização de exames”, explicou Benito.

A retirada dos órgãos do jovem doador marcou o inicio da capitação de órgãos no estado. “A nossa equipe de cirurgiões foi certificada no mês passado pelo Sistema Nacional de Transplante de Órgãos do Mistério da Saúde, após treinamentos nos Hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês em São Paulo”, destacou Benito.

Ele revelou ainda que o coração foi enviado para Recife, um dos rins para Fortaleza e o outro rim e o fígado para Salvador. “Em um momento de dor os pais desse jovem resolveram ajudar outras pessoas”, disse.



O coordenador informou que em Sergipe 99 pessoas aguardam por um transplante de córnea e que 36 mil pessoas no país estão na fila para receber um órgão. “Estamos aguardando alguns trâmites para que a partir de janeiro do próximo ano o Hospital Universitário (HU) possa realizar cirurgias de transplante”, ressaltou. Benito reforçou que todos os hospitais da capital estão autorizados a fazer a captação de órgãos.

 
Clique no link abaixo e veja a reportagem completa na TV Sergipe:
http://globotv.globo.com/tv-sergipe/se-tv-2a-edicao/v/sergipe-realiza-a-primeira-captacao-de-orgaos-do-estado/4149883/ 

Fonte: G1 Sergipe
Compartilhe este artigo :

Horóscopo

Siga-me no instagram

Visitantes onlines

Publicidade

As mais acessadas