RodrygoFerraz.com.br
Início » » Banzaê-BA: Índios Kiriris continuam com Bloqueio da BA 388

Banzaê-BA: Índios Kiriris continuam com Bloqueio da BA 388

Publicado por Rodrygo Ferraz em terça-feira, 30 de junho de 2015

Neste domingo, 28, fomos até a área indígena  da etnia Kiriri, para ver de perto o teor das manifestações daquela comunidade, que desde sábado, 27 de junho, interditou a rodovia BA 388, na comunidade de Cajazeira. Fomos recebidos pelo cacique Manoel e alguns conselheiros de várias aldeias, como Canta Galo e Mirandela. No momento da nossa conversa presenciamos, também, as negociações da polícia Militar, na pessoa do Ten. PM Carvalho, que mencionou ao líder Manoel, que  seria importante desobstruir a pista e levar essas discussões todas até ao  gabinete da prefeita de Banzaê, Patricia Almeida.

Abaixo, leia na ítegra, as reivindicações dos índios:

Documento assinado por índios, Cacique e Conselheiros Tribal da Etnia Kiriri Canta Galo. Solicitação nº 01/2015 Aldeia Cajazeira, 27 de junho de 2015.

Nós lideranças e povos indígenas das aldeias Cajazeira, Araçás, Segredo, Baixa da Cangalha e Baixa do Juá, indignado com a situação que vem ocorrendo com as comunidades indígenas Kiriri por conta do poder público Municipal de Banzaê sem nenhuma assistência. Por isso nos reunimos para solicitarmos de Vª Excelentíssima Prefeita dois ônibus escolar para escolas indígenas e um ônibus para faculdade, iluminação pública nas Aldeias, limpeza das estradas, calçamento das aldeias Baixa da Cangalha e Mirandela, ambulância para o atendimento aos indígenas, apoio ao esporte e lazer, reforma nas aguadas, incluído aos indígenas em 33% nos cargos do município, apoio nas festas tradicionais e culturais das Aldeias e passe livre na sede do município, pois a PM anda abusando de poder para retirar nossos meios de transporte (moto e carro), solicitamos também que os recursos e programas adquirido através do governo federal e estadual sejam aplicados no Território Kiriri com mais significância, a exemplo do PAC 2, pois sabemos que os municípios com população indígenas tem mais facilidade na aquisição de recursos principalmente do governo Federal e Estadual.

Na certeza de poder contar com total apoio e compreensão, agradecemos a atenção e parceria de sempre. Atenciosamente, lideranças indígenas. Manuel Cristovam Batista - Cacique Kiriri, José Jesus P. Leão-Conselheiro Tribal Kiriri, Jailson Santana dos Santos-Conselheiro Tribal Kiriri, Celio de Jesus da Silva- Conselheiro, Hozano de Jesus Santos-Cacique, Manuel P. Nascimento, José F. dos Santos, Bernadino D. Vice Cacique. 

Acompanhe o Rodrygo Ferraz também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Compartilhe este artigo :

Horóscopo

Siga-me no instagram

Visitantes onlines

Publicidade

As mais acessadas