RodrygoFerraz.com.br
Início » , » Adustina-BA: Relembre momentos da famosa Festa do Açude

Adustina-BA: Relembre momentos da famosa Festa do Açude

Publicado por Rodrygo Ferraz em quarta-feira, 14 de outubro de 2015



O açude foi construído em 1964, com a finalidade de suprir as necessidades da população da região provocada pelas secas constantes. Sua obra durou cerca de 10 anos, tendo muitos trabalhadores da nossa cidade muito empenhados em sua construção, bem como também pessoas de diversas regiões envolvidas neste processo, um deles foi o senhor Gilvan Pinho que trabalhou desde o seu inicio até o fim, quando da conclusão da obra.

A construção desse açude proporcionou diversos benefícios para a população, principalmente aos que moravam próximos a ele, como a vinda de peixes para a pesca, ocasião em que, na sua margem foram criados lotes controlados pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), sendo também de fundamental importância para o desenvolvimento da agricultura e distribuídos à pessoas da região. O açude sofreu uma forte estiagem em 2013.

Procissão do Bom Jesus dos Navegantes – Ano 1987.





A Festa do Açude público, Bom Jesus dos Navegantes, foi criado pelo antigo chefe do açude, o saudoso Sr. Gilvan Pinho. Nesta tradicional festa reúne-se um grande número de barracas à beira do açude, além da procissão de barcos carregando o seu padroeiro Bom Jesus. A festa do açude acontecia entre os dias 20, 21 e 22 de outubro, mas atualmente a festa está suspensa. O ultimo ano que aconteceu foi em 2004.

Mesmo sob ordem de suspensão, o prefeito da época avisou a todos os barraqueiros que os responsáveis pela festa seriam eles, e a festa continuou...


Blog Adustina ADSA

Acompanhe o Rodrygo Ferraz também pelo InstagramTwitter™ e pelo Facebook
Compartilhe este artigo :

Horóscopo

Siga-me no instagram

Visitantes onlines

Publicidade

As mais acessadas