Cuidados que as grávidas e lactantes devem ter com o Zika

Após a confirmação de relação entre os casos de microcefalia e o vírus zika, muitas gestantes e lactantes (mulher que amamenta) passar...


Após a confirmação de relação entre os casos de microcefalia e o vírus zika, muitas gestantes e lactantes (mulher que amamenta) passaram a ficar em estado de alerta e pânico. Em Sergipe, 100 casos de microcefalia foram confirmados até o momento, em 32 cidades, podendo ter ou não o zika vírus como determinante da deficiência.

Primeiro, vamos às lactantes. Apesar de serem encontradas partículas do zika vírus no leite materno, ainda não está claro se existe a transmissão para o bebê do mesmo, bem como ainda não fora identificado nenhum bebê que tenha sido infectado pelo zika vírus através do leite. Como o leite materno é rico em benefícios e essencial para a formação da criança, o recomendado é que a mãe amamente, mesmo em áreas de risco para a doença.

Gestantes
Durante essa semana, os órgãos e autoridades sanitárias confirmaram a relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia. Até então, o risco era apenas nos primeiros meses de gestação, porém foi comprovado que o vírus pode ser transmitido durante todo o período da gravidez.

O primeiro cuidado a ser tomado pela gestante é evitar locais onde há grandes epidemias de dengue e do zika. Tomando como exemplo a cidade de Itabaiana/Sergipe, é possível perceber que alguns bairros concentram muito mais casos do que outros. Isso porque o vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti, pode estar mais concentrado em algumas regiões do que em outras. Evitar viajar para regiões onde há mais casos de zika e dengue também é essencial.

Outro cuidado é manter as práticas de prevenção contra o mosquito aedes em sua residência e áreas próximas (quando possível), tais como os focos de água parada. Coloque areia nos pratos de plantas, troque frequentemente a vasilha de água dos animais, não acumule lixo, tampe a caixa d´água e evite acumular água no cano, lixo, calha e outros recipientes abertos.

O uso de repelentes está liberado para as grávidas. Porém, nem todos são totalmente inofensivos ao feto, haja visto que a pele também é um meio de absorção de substâncias químicas do organismo, e que essas substâncias podem chegar ao bebê através do sangue. Por via de regra, dê preferência aos repelentes indicados para crianças e bebês, principalmente os que possua como base as substâncias: Icaridina (ou Picaridina ou KBR 3023), dietiltoluamida (DEET) e o IR3535 (Butilacetilaminopropionato de etila). Basta associar a ideia, um repelente para criança e bebê, se utilizado pela mãe, não faria mal algum ao próprio bebê, já que foi feito pra ele mesmo.

É importante renovar o repelente (creme ou spray) a cada seis horas. Caso utilize protetor solar ou maquiagem, o repelente deve ser o último a ser aplicado. Outra dica crucial para os repelentes é que a região em que deve ser mais dada a atenção na aplicação são as pernas. Pois, o mosquito voa a uma altitude média de 50 cm do chão, atingindo no máximo 1,20 m de altura. Assim, saias e vestidos são um presente para os transmissores e devem ser evitadas.

Em casa, utilize os repelentes naturais ou industrializados que sejam específicos e seguros contra o mosquito da dengue. Produtos à base de citronela têm se mostrados eficazes no combate ao transmissor da doença.

No dia a dia, utilize roupas claras, e com mangas longas e calças. Os mosquitos geralmente são atraídos por cores escuras. Além disso, roupas de tecidos leves, como o algodão absorvem melhor o repelente. Portanto, dê preferência às roupas leves e aplique o spray sobre elas após vestir-se.

Além das roupas e cores, o cheiro também é um fator de atração para o mosquito. Aromas doces e florais, principalmente os aromas de frutas adocicados tendem a atraí-los. Uma forma de prevenção contra os mesmos é valer-se de produtos sem cheiro ou com fragrâncias que os afastem, como lavanda, citronela, capim-limão ou cravo.

Por último, fica a dica do velho e bom mosqueteiro da vovó. Os mosquiteiros também são ótimos para serem instalados na cama das grávidas e também nos berços. Caso seja possível, aplique telas mosqueteiras nas janelas e portas, para evitar a entrada dos invasores indesejados.

Informações: Itnet

Acompanhe o Rodrygo Ferraz também pelo InstagramTwitter™ e pelo Facebook

Nome

Acidente,615,Adustina,781,Alagoas,1,Antas,51,Bahia,2,Brasil,4,Canudos,3,Ceará,1,Cícero Dantas,106,Classificados,18,Cobertura,10,Concursos,41,Coronel João Sá,79,Cultura,1,Desaparecido,1,Downloads,159,Economia,32,Educação,97,Eleições,2,Entretenimento,227,Entrevista,19,Esportes,27,Eventos,452,Famosos,3,Fátima,88,Futebol,19,Geral,395,Heliópolis,36,Internacional,6,Jeremoabo,9,Justiça,285,Lagarto,1,Maranhão,1,Mundo,282,Nordeste,1,Norte,1,Notícias,2208,Novo Triunfo,9,Ocorrência,18,Paraíba,1,Paripiranga,221,Pedro Alexandre,13,Pernambuco,1,Piauí,1,Pinhão,1,Poço Verde,19,Polícia,3085,Política,1023,Regional,5,Religião,43,Ribeira do Pombal,12,Rio Grande do Norte,1,Saúde,94,Seca,9,Sergipe,1,Sertão,7,Simão Dias,15,Sítio do Quinto,99,Sudeste,1,VC no Rodrygo Ferraz,3,Vídeo,18,
ltr
item
RODRYGO FERRAZ: Cuidados que as grávidas e lactantes devem ter com o Zika
Cuidados que as grávidas e lactantes devem ter com o Zika
http://www.maisjoaosa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/739b5d78bc76a49e0555bc4728c9bf0b_g-300x152.jpg
RODRYGO FERRAZ
https://www.rodrygoferraz.com.br/2015/12/cuidados-que-as-gravidas-e-lactantes.html
https://www.rodrygoferraz.com.br/
https://www.rodrygoferraz.com.br/
https://www.rodrygoferraz.com.br/2015/12/cuidados-que-as-gravidas-e-lactantes.html
true
7660377457155439858
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais... Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content