Justiça nega liminar que pedia retorno de Cleigivaldo ao comando da Prefeitura de Sítio do Quinto-BA

Ao vivenciar um inferno astral em sua carreira política, ao vê todos os seus aliados abandonarem seu barco político, após naufrágio, o ...


Ao vivenciar um inferno astral em sua carreira política, ao vê todos os seus aliados abandonarem seu barco político, após naufrágio, o prefeito Cleigivaldo, enfrenta sua primeira derrota após afastamento da prefeitura de Sítio do Quinto. O novo prefeito anunciou que fará uma auditoria na Prefeitura e que os resultados serão encaminhados ao Ministério Público do Estado. Segundo novo gestor várias irregularidades já foram detectadas.

Processo n° 8001046-10.2015.8.05.0142 – Mandado de Segurança com pedido de liminar.
Impetrante (s): CLEIGIVALDO CARVALHO SANTA ROSA.
Advogada: Bela. Luana Cerqueira Sousa – OAB/BA nº 34.406.
Impetrados: RODRIGO DIAS SANTA ROSA, Presidente da Câmara Municipal de Sitio do Quinto/BA, CARLEON OLIVEIRA SOUZA, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sitio do Quinto/BA, ANCELMO DOS SANTOS, Primeiro Secretário da Câmara Municipal de Sitio do Quinto/BA e JOSÉ VIRGILIO DE CARVALHO, Segundo Secretário da Câmara Municipal de Sitio do Quinto/BA.

DECISÃO
Vistos e examinados estes autos, relato.
Cuida-se de mandado de segurança impetrado por CLEIGIVALDO CARVALHO SANTA ROSA, já conhecido nos autos, em face de ato atribuído a RODRIGO DIAS SANTA ROSA, Presidente da Câmara Municipal de Sitio do Quinto/BA, CARLEON OLIVEIRA SOUZA, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sitio do Quinto/BA, ANCELMO DOS SANTOS, Primeiro Secretário da Câmara Municipal de Sitio do Quinto/BA e JOSÉ VIRGILIO DE CARVALHO, Segundo Secretário da Câmara Municipal de Sitio do Quinto/BA, consistente na edição de Decreto Legislativo que culminou com o afastamento do impetrante do cargo de Prefeito Municipal de Sítio do Quinto/BA.
Esclarece o impetrante que, no dia 30 de novembro de 2015, o Presidente da Câmara Municipal, primeiro impetrado, iniciou os trabalhos do Poder Legislativo com a leitura de uma denúncia contra o Prefeito Municipal de Sítio do Quinto, a qual alega a ocorrência de supostas irregularidades ocorridas na Administração do Impetrante. Ato continuo, afastou, manu militari, do exercício da Vereança o Edil Cleidivaldo Carvalho Santa Rosa, alegando impedimento deste em votar o recebimento da denúncia posta pelo fato de ser irmão do atual Prefeito Municipal.
Alega, ainda que, em ato orquestrado e visando a obtenção de mais um voto para o nefasto golpe aplicado à democracia, apresentou-se um cidadão, supostamente suplente do Vereador afastado, e com o voto deste obteve-se o quorum de 05 (cinco) votos para o recebimento da denúncia.
Sustenta que, após a leitura da denúncia, a mesma foi posta em votação, com o elemento estranho ao Poder Legislativo, alçado à condição de Vereador tão somente pela vontade pessoal do Presidente do Legislativo, sendo aprovado o seu recebimento pela maioria absoluta - 05 (cinco) votos favoráveis, justamente com o voto do "Vereador ad hoc". Após a aprovação do recebimento foi discutida a formação da Comissão Parlamentar Processante.
Diz, também, que em nenhum momento foi citado, discutido e votado afastamento, seja provisório ou definitivo, do Impetrante do pleno exercício do seu mandato de Prefeito Municipal, mas, teoricamente, tão somente o recebimento ou não da denúncia.
Entretanto, no último dia 01.12.2015, os Impetrados fizeram publicar o Decreto Legislativo n.º 006/2015, o qual dispõe sobre o afastamento do Impetrado do cargo de Prefeito Municipal.
Afirma que a denúncia fora recebida por maioria absoluta dos membros do Poder Legislativo Local, discrepando da Constituição Federal e da Constituição do Estado da Bahia.
Ressalta que a Comissão Processante n.º 01/2015, mencionada no Decreto Legislativo n.º 06/2015, não foi até o presente momento de fato efetivada com a edição de um Decreto Legislativo e que os Impetrados resolveram "tomar" a Prefeitura às vésperas do dia 10 de dezembro, data na qual os município brasileiros recebem além da cota normal do Fundo de Participação dos Municípios a cota referente a 1% da arrecadação anual, conforme estabelecido na Emenda Constitucional n.º 55/2007.
Pugna pela concessão de medida liminar para que sejam suspensos os efeitos do Decreto Legislativo nº 006/2015, que afastou o Impetrante do pleno exercício do seu mandato de Prefeito do Município de Sítio do Quinto, determinando-se ao representante da Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente ou de quem o substitua, para que proceda com a imediata posse do Impetrante, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, no cargo de Prefeito, sob pena de prisão por crime de desobediência, além da proibição de praticar qualquer ato que obste o bom andamento da sessão de posse ora requerida.
No mérito, pede a ratificação, in totum, da medida liminar rogada, concedendo-se ao Impetrante, em definitivo, a procedência da segurança, anulando-se o recebimento da denúncia apresentada na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Sítio do Quinto/BA, na data de 30 de novembro de 2015.
Deram à causa o valor de R$ 1.000,00 (mil reais).
Com a inicial vieram documentos.
Recolhidas as custas de ingresso.
Vieram-me os autos conclusos.
É o breve relato. Fundamento e decido.
A concessão de medida liminar em mandado de segurança deve observar os requisitos legais previstos no art. 7º, inciso III, da Lei nº 12.016/2009, que concernem especificamente na presença: (i) da verossimilhança do direito invocado e (ii) do periculum in mora, o que significa dizer que devem ser demonstrados, de plano, a evidência do direito e a probabilidade de lesão pela simples demora na tutela jurisdicional.  Sem que se façam presentes tais requisitos, não há como se deferir pleito liminar.
In casu, cuida-se de pedido liminar em mandamus sob a invocação de lesão a direito à manutenção no exercício do cargo de Prefeito Municipal, para o qual fora eleito pelo voto popular.
Em que pese a relevância dos argumentos trazidos pelo impetrante, temo que a medida liminar não possa ser concedida sem a oitiva da parte contrária. Isto porque o mandado de segurança é o meio processual destinado à proteção de direito aferível de plano, sendo indispensável, para tanto, prova pré-constituída à apreciação do pedido.
E, efetivamente a prova pré-processual reunida com a inicial do writ não ampara a sua pretensão a uma medida de urgência, notadamente porque não consta, nos autos, a mencionada denúncia formulada em face do impetrante, bem assim a Ata da Sessão Ordinária que a recebeu, a fim de que se possa aquilatar a violação aos preceitos legais referenciados na peça de ingresso. Aliás, sequer identifica o impetrante o tal ‘Vereador ad hoc’ que supostamente participara da votação que findou por afastar o impetrante do cargo.
Nesse contexto, não prognostico, ao menos aprioristicamente, os requisitos da evidência do direito invocado e do perigo da demora, a legitimar a concessão precoce da segurança vindicada.
Destarte, indefiro o pleito de liminar.
Notifiquem-se, pois, os coatores do conteúdo da petição inicial, enviando-lhes a segunda via apresentada com as cópias dos documentos, a fim de que, no prazo de 10 (dez) dias, prestem as informações, querendo. No mesmo prazo e com as informações, ordeno que o impetrado RODRIGO DIAS SANTA ROSA exiba a denúncia formulada contra o impetrante e a ata da sessão que a recepcionou, sob pena de serem consideradas verdadeiras as alegações do impetrante, além de incorrer o destinatário da ordem nas iras previstas ao crime de desobediência.
Ciência à Procuradoria Judicial da Câmara Municipal de Sítio do Quinto/BA.
Após, dê-se vista ao representante do Ministério Público.
Com a manifestação ministerial, voltem-me conclusos.
Intime-se a parte impetrante, por seu procurador constituído, via publicação no DPJ.
Cumpra-se.
Jeremoabo/BA, 02 de dezembro de 2015.


Paulo Eduardo de Menezes Moreira
Juiz de Direito

Acompanhe o Rodrygo Ferraz também pelo InstagramTwitter™ e pelo Facebook

Nome

Acidente,615,Adustina,781,Alagoas,1,Antas,51,Bahia,2,Brasil,4,Canudos,3,Ceará,1,Cícero Dantas,106,Classificados,18,Cobertura,10,Concursos,41,Coronel João Sá,79,Cultura,1,Desaparecido,1,Downloads,159,Economia,32,Educação,97,Eleições,2,Entretenimento,227,Entrevista,19,Esportes,27,Eventos,452,Famosos,3,Fátima,88,Futebol,19,Geral,395,Heliópolis,36,Internacional,6,Jeremoabo,9,Justiça,285,Lagarto,1,Maranhão,1,Mundo,282,Nordeste,1,Norte,1,Notícias,2208,Novo Triunfo,9,Ocorrência,18,Paraíba,1,Paripiranga,221,Pedro Alexandre,13,Pernambuco,1,Piauí,1,Pinhão,1,Poço Verde,19,Polícia,3085,Política,1023,Regional,5,Religião,43,Ribeira do Pombal,12,Rio Grande do Norte,1,Saúde,94,Seca,9,Sergipe,1,Sertão,7,Simão Dias,15,Sítio do Quinto,99,Sudeste,1,VC no Rodrygo Ferraz,3,Vídeo,18,
ltr
item
RODRYGO FERRAZ: Justiça nega liminar que pedia retorno de Cleigivaldo ao comando da Prefeitura de Sítio do Quinto-BA
Justiça nega liminar que pedia retorno de Cleigivaldo ao comando da Prefeitura de Sítio do Quinto-BA
http://4.bp.blogspot.com/-j2i7CQJTMDM/VkUbgrhIR8I/AAAAAAAAO4g/9FHvoxrMsFs/s1600/CLEIGIVALDO%2Bbebado.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-j2i7CQJTMDM/VkUbgrhIR8I/AAAAAAAAO4g/9FHvoxrMsFs/s72-c/CLEIGIVALDO%2Bbebado.jpg
RODRYGO FERRAZ
https://www.rodrygoferraz.com.br/2015/12/justica-nega-liminar-que-pedia-retorno.html
https://www.rodrygoferraz.com.br/
https://www.rodrygoferraz.com.br/
https://www.rodrygoferraz.com.br/2015/12/justica-nega-liminar-que-pedia-retorno.html
true
7660377457155439858
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais... Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content