Publicidade


Notícias de Última Hora

Eleições 2016: Acompanhe os Bastidores e novidades da política de Sítio do Quinto-BA

Tabaqueiro, Cleigivaldo e Marcelo Nilo, lançam nome de "Ednalva de Tabaqueiro" à sucessão.


Pela primeira vez na história de Sítio do Quinto/BA, o município terá a oportunidade de votar em uma pré-candidata ao cargo do executivo. Trata-se de Ednalva Pereira da Silva(PSL) ex-mulher do ex-prefeito Tabaqueiro.

A definição para escolha do nome se deu, após várias reuniões e discursões em torno da candidatura que irá suceder o nome do prefeito Cleigivaldo(PSL).

Porém, alguns nomes que seriam apoiados e estavam em especulações desde o ano passado, foram descartados na manhã deste último sábado(02/04). Ednalva terá em sua chapa, o pré-candidato a vice-prefeito, Dr. Leonardo Santa Rosa, filho do atual vereador Bado(PSL).

A escolha do nome de Ednalva, para a disputa foi a melhor saída para o grupo, avaliou um especialista político. A mesma exerceu cargos e importantes funções na gestão do ex-prefeito Tabaqueiro. Ela então mais do que ninguém conhece o município de “ponta a ponta” e os reais problemas existentes.

Lançamento da candidatura de Ednalva preocupa Jair e aliados.

O lançamento da pré-candidatura da professora Ednalva, balançou as estruturas política de Sítio do Quinto. Em uma disputa que praticamente parecia não ter adversário, passa a ser disputada e acirrada uma vez que existe condições e as possibilidades de pela primeira vez na história do município uma mulher poder chegar a governar o município.

Uma coisa é fato: Ednalva anda em porta em porta pedindo votos e tem recebido muitos apoios e adesões.  Essas alianças, tem preocupado a oposição. Embora não admitam, o grupo da Jiboia, diz não temer o nome da professora Ednalva e do grupo político de Tabaqueiro e Cleigivaldo, contudo parte da oposição e principalmente o seu adversário Jair do Correio é quem bem sabe a força e o poder que ainda tem o ex-prefeito Tabaqueiro.

Enquanto Ednalva percorre o município, os grupos políticos em Sítio do Quinto, andam preocupados e segue praticamente a mesma rota da ex-primeira Dama.

Em tão pouco tempo ela ganhou vários apoios expressivos e na calada da noite jogou um balde de agua fria na oposição. Aliados de Jair, admitem que o lançamento da pré-candidatura de Ednalva “Endureceu” a campanha. Há quem diga que as apostas de mil votos de frente já não existem mais como antes.


O Pulo do Gato:

Por outro lado ela conta com o apoio do conceituado e respeitado médico, Dr. Helton Ribeiro, ex-candidato a prefeito nas eleições de 2008. Helton promete arregaçar as mangas e conquistar o maior número de pessoas possíveis.

Ela também conta com o importante apoio do agricultor Geraldo Gato, este ex-candidato a vice-prefeito na chapa de Gelson, nas eleições de 2012. A mesma ainda conta com apoios expressivos que preferem não se declarar por enquanto.

Comentários dão conta de que existem muitos aliados de Jair e Gelson em silêncio aguardando o momento, e a hora certa para anunciar saída da oposição.


Indecisos:

Parte da população sitioquintense, aproximadamente 34% de seus eleitores estão indecisos e não sabem em quem votar nestas eleições, é o que apontam as pesquisas internas recentemente realizadas. Enquanto Cleigivaldo anda “escondido” Jair, Gelson e Ednalva percorrem o município na busca por apoios, novas adesões e lutam para conquistar o eleitorado indeciso. E por onde anda Léo de Bado?

Sem espaço no Tinguí:

Tudo indica que a dupla J&G terão enormes dificuldades para conquistar votos no povoado Tinguí, a menos que haja uma reviravolta na política o que isso está distante de acontecer. Na manhã de hoje(08/04) um aliado do prefeito Cleigivaldo, admitiu que o nome do pré-candidato a vice, Dr. Leonardo Santa Rosa, não foi bem aceito. Segundo aliado, Léo de Bado, não é político, não tem vocação política, tão pouco contato tem com o eleitorado e a juventude do município e ainda por cima é um nome desconhecido por muitos, declarou.


Conversa afiada:

Amigos e aliados de Gelson esperam por uma conversa franca “olho por olho” com Jair dos Correios. A adesão de Gelson a Jair não trouxe o eleitorado esperado, isso é notório. A maior parte dos eleitores que votam em Jair não se deve ao fato da adesão de Gelson. “Se eu votar em Jair, não é por causa de Gelson. É por causa de Jair mesmo, disse primo de Gelson. Alguns do seu grupo político esperavam que a escolha de Jair, fosse por meio de uma pesquisa de opinião pública. Eleitores de Gelson não andam tão satisfeitos quanto parecem.

Desmotivação:

Para um importante aliado de Gelson, o jiboieiro se precipitou, onde na verdade deveria aguardar um pouco mais. Há quem diga que Gelson não esteja tão “feliz e satisfeito” com o jeito “frio e manso” e a forma como Jair faz política.

Comentários mais próximos, é de que Jair anda meio triste, desmotivado e sem ânimo por conta de algumas situações no grupo. Por outro lado, circula na boca miúda, a insatisfação e arrependimento por parte de Gelson, que segundo comentários, o mesmo foi obrigado e forçado a fazer uma aliança por parte de membros de sua família. Na sexta-feira, semana santa, Gelson disse em um grupo de amigos, que fez um grande erro, ambos terem lançando seus nomes sem antes consultar a população por meio de uma pesquisa, e que também é muito cedo para começar a gastar. “Farinha pouco, meu pirão primeiro”.


Vitória antes do tempo:

Há quem diga que o grupo político de Jair dos Correios(PSD) já dava o mesmo como eleito. Jair por outro lado, adiantava a redação deste Blog que não existe política fácil e política ganha antes de apurar os resultados das urnas. Isso é fato. Com os nomes dos pré-candidatos nas ruas, agora é se abraçar todos e chamar por Deus.

Campanhas 2016 sem Gastos:

Não vou gastar o que não tenho: Essa foi a frase que marcou a semana, dispara Jair do Correio. Jair por outro lado diz abertamente que sua campanha será feita sem gastos exorbitantes e com “dialogo saudável” e que tão pouco não fará questão de procurar agiotas.

“Farei campanha dentro das condições e possibilidades e não venderei minha alma ao diabo para poder chegar a cadeira de prefeito, disse Jair do Correio, em uma conversa formal com este blogueiro na semana passada. Por um outro lado, aliados do grupo da Jiboia disparam: Se não gastar R$ 800 Mil, não ganha a eleição. E agora Jair?

Tudo como dantes no quartel de Abrantes.

Com informações de Carlino Souza

Acompanhe o Rodrygo Ferraz também pelo InstagramTwitter™ e pelo Facebook
Eleições 2016: Acompanhe os Bastidores e novidades da política de Sítio do Quinto-BA Eleições 2016: Acompanhe os Bastidores e novidades da política de Sítio do Quinto-BA Reviewed by Rodrygo Ferraz on 4/08/2016 Rating: 5