Recent in Fashion

SUPER-AGENDA-POSITIVA

Adustina-BA: Saúde Mental em Foco

O PSF do São Francisco sob o comando das ACS Silvana Fábia e Sílvia Nogueira promovem a comunidade do Sitio da Conceição e Tingui um dia de reflexão com os palestrantes Neila Kataline e Baruc Fontes

A estudante de psicologia Neila Kataline, enfatizou na roda de conversa através da dinâmica do desenho que a ocasião destaca-se por ser um momento de reflexão e reeducação, onde procuramos afastar estigmas e preconceitos que muitas vezes carregamos sobre a saúde mental.

Por sua vez, o psicólogo Baruc explicou que os preconceitos ainda são movidos por falsos conceitos e crenças que são passados de geração para geração. “São projetados no dia a dia através de atitudes e comportamentos de acordo com a história cultural de cada um”. Muitas pessoas com problemas mentais são afastadas e descriminadas pela família, pois muitas vezes o paciente apresenta dificuldade afetiva, isolamento, pensamento e fala incoerente, não cumprindo com as normas impostas pela sociedade.
Na oportunidade a Enfermeira Gardênia Menezes mostrou-se preocupada com o aumento dos psicofármacos em sua área, destacando que a maioria dos usuários usam quatro medicamentos orais por dia. “As pessoas confundem constantemente sofrimento inerente a vida e aquele com hipótese de diagnóstico de transtorno mental. E que para resgatar sua autoestima, autoimagem os meios não perpassam pelo uso abusivo dos ansiolíticos e antidepressivos. Enfatizou Gardênia.

O evento contou com a participação da comunidade, escola e profissionais de saúde.

www.RodrygoFerraz.com.br

Acompanhe o Rodrygo Ferraz também pelo Twitter™ e pelo Facebook.