Sorria lidera corrida eleitoral em Fátima-BA

Manoel Missias - o Sorria O ex-prefeito Manoel Missias Vieira, o Sorria, lidera a corrida pela prefeitura da cidade de Fátima, nu...


Manoel Missias - o Sorria

O ex-prefeito Manoel Missias Vieira, o Sorria, lidera a corrida pela prefeitura da cidade de Fátima, numa sondagem feita para consumo interno. A informação foi prestada a este blogue pelo vereador Zezinho, do PP, o mesmo partido de Sorria. Na pesquisa, o ex-prefeito aparece com surpreendentes 39% da preferência do eleitorado para assumir novamente a cadeira no executivo municipal. Aparecem ainda os candidatos Roberto da Farmácia com 18%, o vereador Binho com 12%, Lourival – o prefeito em exercício – com 9% e o Milton de Zé da Laje com 5%.

Os números surpreendem porque o Manoel Missias Vieira está envolvido até o osso com a Operação 13 de Maio da Polícia Federal. Parece que corrupção dá nome a quem disputa mandatos. Se os números não foram manipulados, Sorria está até melhor do que quando saiu da prefeitura para dar lugar a Nego. Os números indicam que o grupo que está no poder não foi afetado pela devassa da operação. Se somarmos Sorria, Binho e Lourival, dá exatos 60%. Um massacre. Mesmo Roberto da Farmácia se juntando com Milton de Zé da Laje, a goleada vai ser grande. Mesmo porque, uma vitória da oposição não muda muita coisa, pois não há diferenças ideológicas ou de visão política entre Sorria e Roberto da Farmácia. São farinha do mesmo saco. A diferença é que um já administrou a cidade e o outro bate na porta há muito tempo e o povo não deixa entrar.
Vereador Binho

Mesmo liderando o processo eleitoral, Sorria tem contra si a Justiça. É bom lembrar que o procurador da República, Marcelo Jatobá Lobo, do Ministério Público Federal (MPF) em Paulo Afonso/BA, propôs, em dezembro de 2013, 13 ações civis públicas contra ex-prefeitos e servidores dos municípios de Fátima, Paulo Afonso, Jeremoabo, Paripiranga, Heliópolis, Macururé, Euclides da Cunha, Quijingue, Glória, Rodelas e Sítio do Quinto por improbidade administrativa. Desvios de verbas da União, fraudes em licitações e superfaturamento de contratos foram alguns dos ilícitos apontados, e o Manoel Missias está no meio.

Dos atos de improbidade apurados pelo MPF em Paulo Afonso, merecem destaque os praticados em Fátima, entre 2001 e 2008, durante as gestões de Manoel Missias Vieira, o Sorria. A fim de averiguar a prática de tais ilícitos, foram instaurados 14 inquéritos civis que revelaram uma série de irregularidades, a exemplo de desvios de recursos federais e procedimentos licitatórios fraudulentos. Segundo o procurador, “inúmeras ilicitudes foram surpreendidas, algumas das quais de intensa gravidade, gerando vários inquéritos civis e policiais”. Diante da complexidade dos atos infracionários ocorridos em Fátima, o MPF ajuizou, naquele mês de dezembro, três ações distintas de improbidade contra o ex-prefeito, servidores municipais, empresas, entre outros. O prejuízo causado à União soma cerca de 806 mil reais até aqui.

Vereador Zezinho
Portanto, é cedo ainda para dizer que o pleito de 2016 em Fátima está decidido, mas, pelo andar da carruagem, Roberto da Farmácia pode acumular mais um fracasso eleitoral. A boa notícia é o desempenho do vereador Fábio José, o Binho, (PT). Apesar de o seu partido também envolvido, a nível nacional, nas falcatruas da Petrobras, Eletrobrás, Mensalão e o escambau, Binho é um jovem idealista e com visão de futuro. Se não for contaminado pela velha política, comum em nossa região, poderá ser uma nova e progressista futura liderança política em Fátima. 

Outro nome que corre por fora, e poderá até fazer dupla com Binho, é o do vereador José Uilson Batista, o Zezinho. Ele é, depois de Sorria, o nome mais forte do PP de Fátima. Zezinho não entrou na pesquisa porque é parte do mesmo eleitorado do ex-prefeito. Também é um jovem de futuro, mas precisa de oportunidade e liberdade para fazer o correto. Ele e Binho foram presidentes da Câmara Municipal de Fátima e mostraram sintonia com as coisas que realmente importam para o crescimento de uma cidade. Fátima tem vocação para crescer, tem um povo aguerrido para o trabalho, uma população simpática e acolhedora. Só precisa de políticos que pensem mais no coletivo. O vereador Zezinho seria uma boa indicação para essa luta.
Prefeito em exercício Lourival

Embora também não tenha aparecido na pesquisa, um nome que vem crescendo muito é o do Dr. Adriano. O médico foi afastado da administração municipal e hoje presta serviços em Heliópolis, mas não se afastou de Fátima. Seu nome sempre é citado quando se fala em candidaturas para renovação da política no município. A secretária municipal de Saúde de Heliópolis, vereadora Ana Dalva, disse que dificilmente ele se candidatará em 2016 em Fátima, mas é um nome sério, promissor e de peso a ser considerado. Também correm por fora, embora ainda esteja sem partido, o Milton de Zé da Laje. Seu nome ainda está em um dígito, mas não deve ser descartado. Também não pode ser descartado o vice-prefeito, e atual prefeito em exercício, Lourival Santana. Ele está com 9% e sabe que precisa melhorar muito a sua administração para realmente ser uma opção viável.
Quem também não pode ser descartado é o vereador Gilvan. Ele está organizando a Rede Sustentabilidade no município e vai para a luta. Só que está começando pelo fim. Ele quer ser o vice-prefeito. Ninguém luta em política para ser reserva de alguém. Seria bom que o vereador pensasse em de fato ser o candidato a prefeito de Marina Silva em Fátima. É a própria Marina quem nos ensina que transformar uma sociedade é tarefa para muitas lutas. Não se pode fazer muita coisa assistindo da arquibancada.

Com informações do Blog Landisvalth

Acompanhe o Rodrygo Ferraz também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Nome

Acidente,615,Adustina,781,Alagoas,1,Antas,51,Bahia,2,Brasil,4,Canudos,3,Ceará,1,Cícero Dantas,106,Classificados,18,Cobertura,10,Concursos,41,Coronel João Sá,79,Cultura,1,Desaparecido,1,Downloads,159,Economia,32,Educação,97,Eleições,2,Entretenimento,227,Entrevista,19,Esportes,27,Eventos,452,Famosos,3,Fátima,88,Futebol,19,Geral,395,Heliópolis,36,Internacional,6,Jeremoabo,9,Justiça,285,Lagarto,1,Maranhão,1,Mundo,282,Nordeste,1,Norte,1,Notícias,2208,Novo Triunfo,9,Ocorrência,18,Paraíba,1,Paripiranga,221,Pedro Alexandre,13,Pernambuco,1,Piauí,1,Pinhão,1,Poço Verde,19,Polícia,3083,Política,1023,Regional,5,Religião,43,Ribeira do Pombal,12,Rio Grande do Norte,1,Saúde,94,Seca,9,Sergipe,1,Sertão,7,Simão Dias,15,Sítio do Quinto,99,Sudeste,1,VC no Rodrygo Ferraz,3,Vídeo,18,
ltr
item
RODRYGO FERRAZ: Sorria lidera corrida eleitoral em Fátima-BA
Sorria lidera corrida eleitoral em Fátima-BA
http://3.bp.blogspot.com/-U21sM0ytHcg/Vb4rYsyChZI/AAAAAAAATT4/-s72RlnWhiA/s400/Sorria.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-U21sM0ytHcg/Vb4rYsyChZI/AAAAAAAATT4/-s72RlnWhiA/s72-c/Sorria.jpg
RODRYGO FERRAZ
https://www.rodrygoferraz.com.br/2015/08/sorria-lidera-corrida-eleitoral-em.html
https://www.rodrygoferraz.com.br/
https://www.rodrygoferraz.com.br/
https://www.rodrygoferraz.com.br/2015/08/sorria-lidera-corrida-eleitoral-em.html
true
7660377457155439858
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais... Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content