Na tarde de sábado, 04/04/2026, em entrevista ao vivo na Rádio Regional FM 100.9, que alcança mais de 30 municípios do semiárido, o senador Ângelo Coronel conversou com o radialista Paulo Sérgio e abordou sua trajetória política, ações no Senado e o cenário das eleições de 2026.
Logo no início, o senador relembrou sua caminhada na política. Ele destacou que foi prefeito de Coração de Maria entre 1989 e 1992, além de ter sido deputado estadual por sete mandatos consecutivos. Também presidiu a Assembleia Legislativa da Bahia antes de chegar ao Senado. Coronel afirmou que tem um perfil “municipalista”, ou seja, prioriza enviar recursos diretamente para os municípios, onde, segundo ele, “as coisas realmente acontecem”.
Durante a entrevista, o senador também falou sobre sua atuação em defesa de categorias de trabalhadores. Ele citou a luta por piso salarial para agentes comunitários de saúde, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, destacando que são profissionais que lidam diretamente com a população e merecem salários dignos.
Relação com prefeitos e críticas ao governo
Mesmo estando hoje na oposição ao governador Jerônimo Rodrigues, Coronel afirmou que mantém uma boa relação com prefeitos de todas as correntes políticas. Segundo ele, nunca deixou de atender gestores municipais por questões partidárias.
Por outro lado, o senador fez críticas diretas ao governo do estado, principalmente em relação a promessas que, segundo ele, ainda não foram cumpridas. Ele destacou que muitos prefeitos reclamam da falta de obras e convênios que foram anunciados, mas não saíram do papel.
Outro ponto levantado foi o alto volume de empréstimos feitos pelo governo estadual. Coronel questionou se os recursos, que somam bilhões, estão realmente chegando aos municípios e sendo transformados em obras como estradas, hospitais e escolas.
Recursos para a região
Durante a conversa, o senador confirmou o envio de uma emenda de R$ 500 mil para o município de Adustina, destinada à construção e reforma de uma praça pública. Segundo ele, o recurso já foi indicado e agora depende dos trâmites da prefeitura com a Caixa Econômica para ser executado.
Eleições 2026 e cenário político
Pensando nas eleições de 2026, Coronel demonstrou confiança no crescimento do partido Republicanos na Bahia e afirmou que a legenda deve ampliar sua bancada tanto na Assembleia quanto na Câmara Federal.
Ele também declarou apoio ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmando que há um forte desejo de mudança por parte da população baiana. Segundo o senador, muitos eleitores querem “testar algo novo” após anos do mesmo grupo no poder.
Estradas e promessas antigas
Um dos momentos mais importantes da entrevista foi o apelo feito por Paulo Sérgio em relação às estradas da região, como a BA-220, BA-392 e BA-084. Ele cobrou melhorias essenciais para o escoamento da produção agrícola e desenvolvimento local.
Coronel reforçou que essas obras são promessas antigas e criticou o fato de muitos projetos só serem anunciados em período eleitoral. Para ele, isso passa a impressão de que as ações são mais políticas do que realmente voltadas para atender a população.
Recado final
Encerrando a entrevista, o senador agradeceu o espaço, desejou uma boa Páscoa aos ouvintes e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pelos municípios da Bahia.
A entrevista deixou claro o tom que deve marcar o debate político nos próximos meses: de um lado, críticas à atual gestão estadual; do outro, a promessa de mudança e renovação para 2026.

