RodrygoFerraz.com.br
Início » , » Sorria e Binho lideram pesquisa eleitoral em Fátima-BA

Sorria e Binho lideram pesquisa eleitoral em Fátima-BA

Publicado por Rodrygo Ferraz em quinta-feira, 10 de setembro de 2015

As pesquisas feitas em nossa região pelo Instituto Babesp, conhecido por DataNilo, de propriedade do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, tem causado grande alvoroço no meio político. No município de Fátima, chegaram a falsificar esta semana uma pesquisa com números generosos para o ex-prefeito Manoel Missias Vieira, o Sorria, atribuída ao instituo do deputado Marcelo Nilo. Numa pesquisa divulgada, Sorria liderava de fato a corrida pela cadeira de prefeito da cidade em 2016, mas foi encomendada por ele. Agora, o Babesp tem números diferentes e que mostram um quadro bem complicado para as eleições do ano que vem. Sorria(PP) tem próximo dele o vereador Binho de Alfredo (PT).

É bom alertar que a pesquisa foi para consumo interno, mas tivemos acesso aos números exatos para prefeito de Fátima em 2016:

Ex-prefeito Sorria – 20%
Vereador Binho – 17,9%
Roberto da Farmácia – 17,5%
Prefeito Lourival – 14%
Milton da Laje – 4,2%
Indecisos/não souberam – 26,4%

Estes números indicam que quatro pessoas de um mesmo grupo, Sorria, Binho, Lourival e Milton detêm 56,1% da preferência do eleitorado. O único entrave é a união de todos em torno de um projeto político. Mesmo o ex-prefeito Nego sofrendo as consequências da Operação 13 de maio, o povo está demonstrando não querer a oposição liderada por Roberto da Farmácia. O problema é que o prefeito em exercício, Lourival, além de ter uma saúde frágil por causa de sua idade, está sofrendo as cabeçadas produzidas por seus filhos na condução da administração do município.

E cabe aqui ainda uma observação sobre o desejo de Sorria de voltar ao cargo. Sua vontade é legítima, mas pode dividir o grupo. Além do mais, o ex-prefeito está enrolado com a Justiça e será preciso um advogado muito competente e um Juiz cego para abonar sua candidatura. Ocorre que ter 20% de um eleitorado exigente como o de Fátima não é pouca coisa. Sorria poderia aproveitar este patrimônio eleitoral ainda forte para promover uma mudança radical nos modos de fazer política. Há dois bons vereadores no seu grupo: Binho e Zezinho. Por que não reunir o grupo e estabelecer que a chapa seria formada pelos dois e que o prefeito e o vice seriam determinados por pesquisa mais adiante? Além de garantir a vitória, Sorria continuaria como o líder natural do grupo e daria outra face à administração futura.

Ainda com relação à pesquisa, também foi feita uma sondagem com relação aos vereadores. Pelo lado da oposição, estão bem na fita os vereadores Bel e Odilon de Aldelino. Pela parte governista, Binho, Nego de Pretinho, Zezinho, Gilvan de Pedro de Dé, Oliveira e Geovane (que assumiu o mandato após falecimento de Zé de Maria) foram os mais citados.

Há ainda um ponto bom a destacar: os números surpreendentes do vereador Binho de Alfredo, que vem crescendo de forma consistente e, não será surpresa, poderá liderar nas futuras pesquisas. O que poderá impedir o crescimento de Binho é se Sorria sair da disputa e apoiar Zezinho, que é do seu grupo, ou se, de repente, a gestão de Lourival entrar no eixos. De qualquer forma, sabe-se que um vereador, com percentuais tão representativos, jamais seria afastado de uma chapa majoritária de um grupo que pretenda vencer uma eleição. Há políticos vaidosos, centralizadores, conservadores etc. Encontrar políticos idiotas em Fátima é mais difícil.

Com informações do Blog Landisvalth

Acompanhe o Rodrygo Ferraz também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Compartilhe este artigo :

Horóscopo

Siga-me no instagram

Visitantes onlines

Publicidade


As mais acessadas