Recent in Fashion

SUPER-AGENDA-POSITIVA

Eleições 2018: veja as principais datas do calendário eleitoral

O primeiro turno das eleições de 2018 vai acontecer dia 7 de outubro. Até lá, o novo calendário eleitoral traz algumas novidades. Veja as principais datas da campanha e se prepare para votar para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual.

Calendário eleitoral

Convenções partidárias (20 de julho e 5 de agosto)

Vão determinar quem serão os candidatos. As eleições gerais de 2018 devem ser as últimas nas quais ainda serão permitidas coligações nas eleições proporcionais (para deputado estadual e federal). Elas deverão ser definidas no período das convenções. Em 2020, a disputa para vereador já vai abolir a composição entre partidos.

Registro dos candidatos (15 de agosto)
Deverá ser solicitado à Justiça Eleitoral até as 19h (horário de Brasília). A substituição do nome na disputa, por sua vez, está autorizada até 20 dias antes da eleição – exceto no caso de falecimento do mesmo.

Começa a propaganda eleitoral (16 de agosto)
Nas ruas: Serão autorizados carros de som e minitrios apenas nas carreatas, caminhadas, passeatas, reuniões ou comícios, sempre respeitando o limite de 80 decibéis a sete metros do veículo. Os comícios para encerrar as campanhas poderão ser realizados até as 2h. Nos demais dias, devem ocorrer sempre das 8h às 24h.

Uso de outdoors: Continua vetado, estando liberadas bandeiras e mesas para distribuição de material de campanha, desde que não atrapalhem pedestres ou interfiram no trânsito.

Em veículos: Os adesivos não poderão ter mais de meio metro quadrado ou, no vidro traseiro, o tamanho máximo do para-brisa traseiro.

Na internet: A novidade fica por conta da liberação do impulsionamento de conteúdos em redes sociais, desde que contratados exclusivamente por partidos, coligações ou candidatos. O procedimento envolve o pagamento aos responsáveis pelo sistema para exibição da publicidade online.

Telemarketing: A resolução do TSE proíbe essa modalidade de propaganda.

Início do horário eleitoral gratuito (31 de agosto a 4 de outubro)

Rádio e televisão: Começa no fim de agosto. Em caso de segundo turno, ela será retomada na primeira sexta-feira após 7 de outubro.

O tempo de propaganda na TV e no rádio também foi reduzido para dois blocos diários de dez minutos cada para eleição majoritária (presidente e governador) e proporcional (deputado estadual e federal). Segue proibido o uso de efeitos especiais na TV – incluindo montagens, edições, desenhos animados ou uso de computação gráfica.

Debates: As emissoras de rádio e TV passam a ser obrigadas a convidar todos os candidatos com, no mínimo, cinco parlamentares no Congresso Nacional.

Pesquisas eleitorais: Elas devem ser registradas cinco dias antes da divulgação, por seu turno.

Primeiro turno das eleições (7 de outubro)
Volta do horário eleitoral gratuito nos pleitos com segundo turno (12 de outubro)
Segundo turno das eleições (28 de outubro)

*IBahia

Acompanhe o Rodrygo Ferraz também pelo InstagramTwitter™ e pelo Facebook

0 Comentários