ÚLTIMAS NOTÍCIAS

latest

Adustina-BA: PSF do São Francisco lança proposta inovadora para as visitas domiciliares

09 setembro 2013

/ por Rodrygo Ferraz
foto ascom saúde Adustina
A visita domiciliar é um conjunto de ações de saúde voltadas para o atendimento tanto educativo como assistencial. E é com essa perspectiva que a equipe de saúde do PSF São Francisco desenvolve as atividades em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde – ACS, garantindo assim uma assistência de qualidade e entendendo cada indivíduo como um ser único pertencente a um contexto social e familiar.
Sob a coordenação da Enfermeira Gardênia Menezes como atividades desenvolvidas no primeiro semestre tiveram:
- Cadastramento do HIPERDIA;
- Atendimento em micro área;
- Elaboração do projeto “Melhor Idade”;
- Plano de ação para visita domiciliar;
- Atualização vacinal a cada 15 dias;
- Supervisão de área e participação do 1º CRAS ITINERANTE.
A equipe vem cadastrando desde agosto mais de 190 hipertensos e diabéticos.
A equipe vem cadastrando desde agosto mais de 190 hipertensos e diabéticos.
DSC01695
“Uma vez cadastrado, o paciente tem acesso ao atendimento e aos medicamentos vinculados ao programa, proporcionando um acompanhamento específico, o que garante o melhor acolhimento do cidadão, para sanar suas dúvidas e dificuldades perante essas doenças”, destacou a Enfermeira Gardênia.
DSC01687
Considerando o trabalho em equipe como princípio da Atenção Básica para garantia da integralidade na atenção à saúde da população, a equipe também prioriza o atendimento em micro área (Lagoa Seca I e II, Santana, Tingui e Lagoa do Barro).
DSC01645
Elaboração do projeto “Melhor Idade”
Mediante ao grande número de idosos na região – Sitio da Conceição/São Francisco que fazem uso de antidepressivo afetando significativamente a qualidade de vida passando pelo comprometimento bio-psico e social nasce à ideia do “Grupo da melhor idade”, projeto almejado pela Enfermeira da Unidade.
Plano de ação para visita domiciliar e supervisão de área
DSC01772
A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca a equipe a desenvolver nova estratégia para as visitas domiciliares perpassando por uma interação efetiva entre os Agentes Comunitários de Saúde, unidade e comunidade.
Atualização vacinal a cada 15 dias
4
“A equipe conta também com o apoio da vacinadora Daiane Dantas que além de desenvolver um trabalho técnico objetivando a redução da morbimortalidade promove também a conscientização  da população sobre a importância de manter o esquema vacinal atualizado fortalecendo o processo de promoção e prevenção de doenças”, comenta a Enfermeira.
Participação do 1º CRAS ITINERANTE
 SAM_2569

(Por: Ascom Saúde Adustina)
Não deixe de ver
© Todos os direitos reservados
desenvolvido pela Agência Ferraz LTDA