WhatsApp e suas "brincadeiras de mau gosto"

Constantemente surgem no aplicativo para celular WhatsApp imagens íntimas de pessoas comuns. Na maioria dos casos a intenção é difamar o ho...

Constantemente surgem no aplicativo para celular WhatsApp imagens íntimas de pessoas comuns. Na maioria dos casos a intenção é difamar o homem ou a mulher com a exposição involuntária de fotos e vídeos. Mas esse tipo de brincadeira pode se configurar como um crime. Fotografias confidenciais são compartilhadas na rede de forma ilegal, muitas delas associando falsamente a imagem a um cidadão.
O caso mais recente é de Ana Paulla dos Santos Melo, de 20 anos. A jovem lagartense ainda vive uma situação desconfortante. Uma foto passou a circular pelo aplicativo e foi associada erradamente ao seu nome. Ela afirmou que está sendo alvo de uma dessas "brincadeiras de mau gosto".
Ana Paulla suspeita de que uma foto foi "pescada" da internet e, por alguma semelhança, foi relacionada como sendo ela a pessoa presente na imagem. A foto é seguida de outra imagem de seu perfil no Facebook na tentativa de relacionar Ana Paulla à fotografia.
Um Boletim de Ocorrência já foi registrado na Delegacia Regional de Lagarto (DRL) e, segundo Ana Paulla, a Polícia Civil já está por dentro do caso, que pode se configurar como um crime cibernético de difamação, resultando em pena de detenção.
Para provar que a foto não tem nenhuma relação com ela, Ana Paulla cita que a imagem mostra uma mulher com uma tatuagem no tornozelo direito. "Eu não tenho nenhuma tatuagem na perna", esclareceu a jovem, pedindo para que as pessoas evitem compartilhar as fotos.

Ela não foi a primeira jovem do município de Lagarto vítima de um crime do gênero. Em 2013, diferente de Ana Paulla, jovens lagartenses tiveram fotografias verdadeiramente suas espalhadas pelo WhatsApp. Nas imagens, as garotas aparecem mostrando os seios.
Até o Portal Lagartense já foi alvo das "brincadeiras" ao ter uma notícia falsa veiculada no WhatsApp relacionada ao nome do portal. A mensagem informava um roubo que não existiu ocorrido numa lanchonete e trazia como divulgador do noticioso falso o Portal Lagartense.
Em Itabaiana, o caso de mulheres difamadas no WhatsApp ao terem fotos e nomes divulgados num vídeo intitulado "As Mais Rodadas" ganhou grande repercussão. A brincadeira também aconteceu em Frei Paulo (SE), mas desta vez um suspeito acabou confessando a autoria do vídeo, após ser interrogado pela polícia.
Autores de crimes cibernéticos de difamação podem responder na Justiça perante o artigo 139 do Código Penal e com pena agravada conforme artigo 141, III, do Código Penal, pelo uso de meio que facilite a divulgação. As penas podem chegar a um ano e quatro meses de detenção, além de eventuais indenizações por danos morais causados às vítimas na esfera cível, cujos valores dependem da extensão do dano.
Com informações de Ítalo Duarte

COMMENTS

Nome

Acidente,624,Adustina,805,Alagoas,1,Amazon,1,Antas,52,Bahia,2,Baixar Cd,1,banco,3,bbb,1,Brasil,4,Canudos,3,Cd,1,Ceará,1,Cícero Dantas,107,Classificados,18,Cobertura,10,Concursos,41,Corona vírus,1,Coronel João Sá,97,Covid-19,1,Cultura,1,Desaparecido,1,dicas,2,Download,1,Downloads,159,Economia,33,Educação,101,Eleições,2,Entretenimento,230,Entrevista,19,Esporte,18,Esportes,27,Eventos,452,Famosos,3,Fátima,91,Filme,3,Flamengo,1,Fluminense,1,Fortaleza,1,Futebol,37,Geral,412,Heliópolis,36,Internacional,7,Jeremoabo,12,Jornalismo,1,Justiça,285,Lagarto,1,Maranhão,1,Mundo,282,Música,1,Natal,2,Netflix,2,Nordeste,1,Norte,1,Notícia,18,Notícias,2212,Novo Triunfo,9,nubank,1,Ocorrência,18,Paraíba,1,Paripiranga,227,Pedro Alexandre,15,Pernambuco,1,Piauí,1,PicPay,1,Pinhão,1,Poço Verde,21,Polícia,3111,Política,1070,Prime Video,1,Regional,5,Religião,43,Ribeira do Pombal,12,Rio de Janeiro,2,Rio Grande do Norte,1,Saúde,108,Seca,9,Sergipe,1,Série,1,Sertão,7,Simão Dias,15,Sítio do Quinto,102,Sudeste,1,Televisão,3,Turismo,1,Vasco,1,VC no Rodrygo Ferraz,3,Vídeo,21,
ltr
item
RODRYGO FERRAZ: WhatsApp e suas "brincadeiras de mau gosto"
WhatsApp e suas "brincadeiras de mau gosto"
http://lagartense.com.br/Biblioteca/Imagens/Imagens2013/materia110714_1.jpg
RODRYGO FERRAZ
https://www.rodrygoferraz.com.br/2014/07/whatsapp-e-suas-brincadeiras-de-mau.html
https://www.rodrygoferraz.com.br/
https://www.rodrygoferraz.com.br/
https://www.rodrygoferraz.com.br/2014/07/whatsapp-e-suas-brincadeiras-de-mau.html
true
7660377457155439858
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS Ver tudo RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE PESQUISAR ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content