Manoel Sidônio Felix Nilo, conhecido como Dr. Sidônio Nilo (PSB), prefeito do município de Antas na Bahia, foi o primeiro a tomar a vacina da covid-19 em sua cidade na terça-feira, mesmo sem estar no grupo prioritário para receber a dose da coronavac.
O prefeito é médico obstetra e tem 72 anos, mas não atua na linha de frente no combate à pandemia o que o habilitaria a receber a vacina neste momento.
O momento que o prefeito recebe a primeira dose da vacina foi transmitido em vídeo pelas redes sociais do gestor, na qual ele aparece comemorando após receber a coronavac. Em seguida.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, o município de Antas recebeu 97 doses da vacina, destinadas os trabalhadores de saúde e para pessoas idosas com mais de 75 anos.
A nota técnica da secretaria orienta os gestores municipais a priorizarem trabalhadores dos serviços da linha de frente contra a covid-19, hospitais, UPAs, Samu, equipe de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados e os trabalhadores das instituições de longa permanência.
Nada justifica furar a fila e tomar a chance do profissional que está na linha de frente. O prefeito Sidônio não está na linha de frente.
Da redação Rodrygo Ferraz.