ÚLTIMAS NOTÍCIAS

latest

Coluna do Meio: Carlinhos Sobral oportunismo e ingratidão; Fátima Nunes enfrenta desgaste em Adustina

26 setembro 2022

/ por Rodrygo Ferraz

1. A campanha de João Roma, através do PL da Bahia, beneficiou o vereador e candidato a deputado federal Flor Cruz com R$300 mil. Nas redes sociais, o político que integra a base da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, não esconde sua paixão pelo PT. Fotos com propagandas de Jerônimo e Lula são vistas constantemente. Procurada, a assessoria do candidato a governador João Roma não se manifestou.

2. Enquanto isso, bolsonaristas que lutam incansavelmente pelo presidente e candidato à reeleição são boicotados e recebem valores insignificantes. Alguns não receberam nenhum tipo de ajuda. Será que a família Bolsonaro já está sabendo disso tudo?

3. Fatos: Em visita a cidade de Cruz das Almas, João Roma conversou longamente com o líder do Governo do PT, o deputado Rosemberg Pinto. Querem a prova? Já em Amargosa, há alguns meses, vazou uma foto de Roma com Lúcio Vieira Lima, chamado nos bastidores de “coordenador oculto” da campanha de Jerônimo. Recentemente, o site Política Livre divulgou que Roma mantinha constantes diálogos com o senador petista Jaques Wagner, o que motivou uma representação judicial. Na Bahia, a candidatura de Lula deita e rola com ataques contra Bolsonaro na tevê. E o PL baiano faz o que? Ignora. E aí bolsonarista, tudo certo?

4. Quem é “Vermelho” vai a Roma: Na Bahia, a classe política sabe que o prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral (MDB), é “cria” de Geddel Vieira Lima. O gestor foi um dos mais beneficiados da Bahia e conseguiu importantes obras através do Governo Federal. Porém, apesar das benesses, seu time não é o de Bolsonaro. Ele optou por uma chapa inusitada. Apoia Roberta Roma para deputada federal, Lula para presidente, Jerônimo para governador, Otto Alencar para senador e Alex da Piatã para deputado estadual.


5. A pergunta que não quer calar: porque Alexandre Aleluia, candidato a deputado federal, braço-direito de Eduardo Bolsonaro e homem de confiança da família do presidente, parou de pedir votos para João Roma? O bolsonarista pede votos apenas para ele, Bolsonaro e a candidata a senadora Raíssa Soares. Outros políticos bolsonaristas autênticos também fazem o mesmo movimento. É preciso revelar o motivo.

6. Rei das Fakes: Articulador da campanha de Jerônimo Rodrigues (PT), Geddel Vieira Lima disparou mais uma mentira nas redes sociais. O ex-ministro compartilhou o vídeo de uma multidão vestida de vermelho na Indonésia e atribuiu a uma caminhada do PT na cidade baiana de Jaguaquara. O objetivo é causar um clima de virada e dizer que o PT é um partido de chegada. O irmão dele, Lúcio, também compartilhou a foto.

7. Por falar em Geddel, um policial baiano foi flagrado pela PRF, na BR-116, imediações da cidade de Icó (CE), no sábado (24/09), com malas de dinheiro em um veículo Toyota Corolla. O homem seguia para a Bahia e a suspeita é que a bolada de R$700 mil seria destinada a campanhas eleitorais. O motorista não soube dizer a origem da grana e, de acordo com a PRF, o homem apenas relatou que levaria a encomenda para o interior da Bahia.

8. Aos fatos: No interior, o PT mobiliza com força e consegue reunir em um só evento pessoas de diversas cidades, vendendo multidão. O trabalho dos representantes do Governo é intenso, mas se depara nas sedes e zonas rurais com representantes do time de ACM Neto, o que não permite uma vitória esmagadora nas comunidades mais distantes. Já nas maiores cidades, é visível a popularidade do ex-prefeito de Salvador.

9. Adustina: apoiadores do prefeito Paulo Sérgio decidiram abraçar a potencial candidatura a deputado estadual de Júnior Nascimento, o que deve resultar uma perda de votos da deputada estadual Fátima Nunes, que enfrenta desgaste na cidade. Nos bastidores, o comentário é que a petista ficou extremamente irritada. Jeitoso, o prefeito mais retado da Bahia preferiu o diálogo para não prejudicar ainda mais Fátima, que corre risco de não ser reeleita.


10. Região da Chapada: prefeitos de diversos municípios demonstram em conversa com o Informe Baiano o “sentimento da vitória do grupo de ACM Neto, pois o povo quer votar no 44”. São os casos, por exemplo, de Dr. Cristiano (Rio de Contas) e Marcos Paulo (Piatã). O discurso é que “do outro lado é só desespero”. Recentemente, o prefeito de Seabra, Fábio Lago Sul, postou um card em que afirma: “Quem tem argumentos não precisa de xingamentos”.

>Siga RODRYGO FERRAZ no InstagramYoutube e pelo Facebook

11. Elas no poder: o destaque da campanha na Bahia, sem dúvida, tem sido a movimentação das mulheres, tanto as candidatas, como as prefeitas. Nomes como Edylene Ferreira, Kátia Oliveira, Soraia Cabral, Mirela Macedo, Dayane Pimentel, Alice Portugal, Lídice da Mata, Olívia Santana e Fabíola Mansur, por exemplo, mostram força nas ruas e defendem com vigor as candidaturas majoritárias.

12. Irecê: A disputa mudou muito na região e o PT não tem mais a mesma força de quatro anos antes. Com o embate entre prefeitos a conclusão é que o jogo está equilibrado no território. O time de Jerônimo enfrenta o desgaste de “obras eleitoreiras”, a exemplo do setor de Oncologia do hospital regional. O anexo foi inaugurado, mas não tem atendimento porque não tem equipe. Ou seja, colocou a placa e acabou. A mesma coisa, segundo lideranças, é o presídio que nunca inaugurou. Dois elefantes vermelhos.

13. Organização do dia: O time de Jerônimo já conseguiu, conforme fonte do IB, “montar” o Dia D e as lideranças já sabem o que cada um vai fazer. Quem vai coordenar, quem vai ir pro “corpo a corpo” e quem vai organizar. Além disso, o candidato a governador já teria iniciado ligações para todos os prefeitos e está “motivando” as bandas B ou C.

Com informações do Portal Informe Baiano

VOCÊ REPÓRTER
Presenciou um fato importante que merece virar notícia? Tem um vídeo ou uma foto? A sua sugestão ou denúncia pode virar uma matéria no RodrygoFerraz.com.br. Envie para o nosso WhatsApp (79) 99999-1223.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ver
© Todos os direitos reservados
desenvolvido pela Agência Ferraz LTDA