O ano de 2024 começou com fortes movimentações políticas em Adustina, incluindo o rompimento entre o prefeito Paulo Sérgio (PSD) e a vice-prefeita Loirinha do Sem Terra (PT), que anunciou oficialmente sua pré-candidatura a prefeita de Adustina em meados de fevereiro de 2022, num evento que comemorava os 43 anos de fundação do PT.
O início do ano político colocou na pauta um confronto entre Paulo Sérgio e outros, por enquanto, uma vez que ainda não houve manifestação das demais, com fato novo e assunto que mereça repercussão.
No último fim de semana, no Povoado Riacho, Adustina, foi palco de um encontro político que reuniu centenas de pessoas. Compareceram os pré-candidatos à prefeitura, Carlinhos de Marta, Márcia de Lázaro, Loirinha do Sem Terra e Zé da Padaria. O ato político ainda contou com a presença da Deputada Estadual, Fátima Nunes(PT), bem como Marcelo Aguiar, secretário-geral do PT no estado e demais lideranças políticas oposicionistas. O grande destaque do encontro foi o lançamento inesperado do pré-candidato a prefeito de Adustina, Vando de Tonho de Poço Verde. Que almejam a prefeitura, ao todo são cinco pré-candidaturas pela oposição.
A discussão, agora, é a disputa para convencer quem vai ceder para quem. Ninguém quer ceder e todos querem realizar o sonho de ser prefeito de Adustina.
Sem união à vista, alguns nos próximos dias irão desembarcar desejando boa sorte as candidaturas aventureiras. Ao, CONEXÃO VERDADE, Loirinha do Sem Terra, declarou que do (PT), só uma certeza, sua pré-candidatura. Do outro lado, concorrentes lutam para eliminá-la a qualquer custo. Ela busca consenso político para agremiações, mas enfrenta resistência de alguns. Ela tenta convencer que os principais avanços em Adustina foram frutos de seu partido; e foi. É inquestionável. União política no agrupamento de oposição em Adustina está longe de acontecer.
Além dos meandros do jogo político, Loirinha precisa lidar com conflitos e ruídos dentro da sua própria equipe, alguns, inclusive, que ainda não se resolveram e prometem desestabilizar os próximos meses. A oposição tem prazo para se consolidar, e o tempo é curto. Ou vai, ou racha.
Os conflitos dentro da base oposicionista, no entanto, são de embates discretos entre o nome de Loirinha e outros nos bastidores. As desavenças teriam se intensificado durante a discussão sobre o crescimento de Loirinha nas pesquisas. Ninguém de outra base partidária aceita a pré-candidatura de Loirinha, e com argumentos frágeis atacam Loirinha nos bastidores, enquanto Paulo Sérgio, e seu grupo, realiza ações, corre campo e ganham espaço e tempo para emplacar seu sucessor a prefeitura.
Os pré-candidatos são os mesmos e os novatos seguem surfando apenas nas vontades pessoais e no desejo expressado de "renovar a política e de amor à terra", e só.
Por outro lado, o prefeito Paulo Sérgio, amenizou a rejeição e reduziu a distância entre Cidão, professor Juninho e Dalmo de Chiquinho, conseguindo unir os três em uma foto. De início havia forte resistência de seu agrupamento político a fim de convencer e aceitar a pré-candidatura de seu preferencial (José Dalmo Conceição Nascimento) este responsável pela Secretaria de Obras, Ordem Pública, Meio Ambiente e Serviços do município. Dalmo é nome dado como certo e favorito do prefeito, conforme revela o colunista Carlino Souza, correspondente do Conexão Verdade.
Após notar movimentação política neste fim de semana, de imediato Paulo Sérgio, reuniu sua equipe e anunciou para dia 27 de janeiro, às 17h, um encontro de seu grupo político. O ato deve contar com as presenças dos deputados Gabriel Nunes e Júnior Nascimento. Oficialmente receberá as participações de Cidão, professor Juninho e Dalmo de Chiquinho, nomes sondados como possíveis pré-candidatos a sucessão do prefeito Paulo Sérgio. Contudo, o anúncio da pré-candidatura deve ser anunciado em maio desde ano durante a festa dos tratoristas.
Aguardem novos capítulos, em breve!