Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após 20 anos, Taleban toma Cabul e volta ao poder no Afeganistão


O Taleban, grupo que virou sinônimo de radicalismo fundamentalista islâmico, voltou ao poder no Afeganistão após 20 anos. Depois do 11 de setembro dos Estatos Unidos, as bombas do Ocidente removeram o Taleban de Cabul em meros sete dias. Mas a retirada dos EUA do país entregou todo o Afeganistão de volta aos radicais em duas semanas exatas. A informação é da Folha de S.Paulo.

Suas tropas entraram em Cabul pela primeira vez desde 13 de outubro de 2001, quando tiveram de se retirar da capital sob as bombas norte-americanas e britânicas que abriram caminho para forças adversárias da chamada Aliança do Norte.

No domingo retrasado, aproveitando o virtual fim da presença militar americana no país após a decisão do presidente Joe Biden de cumprir a retirada acertada por Donald Trump e o Taleban em 2020, os militantes deixaram as áreas rurais que dominavam parcialmente ao longo dos anos e fecharam cercos a capitais provinciais.

Metro1

Acompanhe o Rodrygo Ferraz também pelo InstagramTwitter™ e pelo Facebook
Após 20 anos, Taleban toma Cabul e volta ao poder no Afeganistão Após 20 anos, Taleban toma Cabul e volta ao poder no Afeganistão Reviewed by Rodrigo Ferraz on 8/16/2021 Rating: 5

Nenhum comentário