Recent in Fashion

SUPER-AGENDA-POSITIVA

Adustina-BA: Prefeito Zé Aldo participa do encerramento da Jornada Pedagógica 2016

A Secretaria de Educação encerrou nesta terça-feira (01/03), no auditório a Jornada Pedagógica 2016 que prepara os educadores da rede municipal de ensino para execução dos trabalhos. As atividades de encerramento foram prestigiada pelo prefeito, Zé Aldo, secretária de Educação Fátima Loula, professores, coordenadores, orientadores e demais funcionários. 

Para encerrar a jornada foi tratado o tema “Os setes pecados capitais e as virtudes da educação”, com o palestrante Gabriel Perissé. Uma palestra dinâmica que chamou a atenção de todos e contou com a participação em massa.

Avareza, ira, soberba e inveja, luxúria, preguiça e gula, estes são os pecados capitais que, no contexto da educação brasileira, explicam um quadro de problemas crônicos (analfabetismo funcional, repetência, evasão, violência etc.), para cuja solução é preciso descobrir, na sombra do pecado, as virtudes da educação.

Conjugando visão teórica e vivência docente, Gabriel Perissé utiliza a clássica referência dos pecados capitais para analisar a formação do professor e a realidade da sala de aula, explorando a necessidade da virtude, palavra que, no latim (virtus), remetia à força interior que nos faz superar os obstáculos externos e o perigo do desânimo.


Gabriel Perissê:

Pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estudando "A linguagem educacional brasileira. Quatro estilos contrastantes: Cristovam Buarque, Pedro Demo, Regis de Morais e Rubem Alves", em 2011.

Doutor em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com a tese "Filosofia, ética e literatura: a proposta pedagógica de Alfonso López Quintás", em 2003.

Mestre em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), com a dissertação "Carlos Nejar: uma admiração problemática", em 1989.

Bacharel em Letras (Português e Literaturas Brasileira e Portuguesa) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1985.

Desde 1983, ministra palestras e minicursos em escolas, universidades, empresas, editoras, sindicatos e associações culturais, percorrendo mais de 500 cidades brasileiras.

Desde 1996, publicou mais de 20 livros relacionados a temas como leitura e criatividade, ética, formação docente e didática.

Desde 1989, publicou mais de 1.000 artigos e ensaios em revistas (acadêmicas e de divulgação científica), em jornais, blogs e sites, e traduziu mais de 10 livros para diferentes editoras, do inglês, do francês e do espanhol.

Entre 1998 e 2011, atuou como professor universitário e coordenador pedagógico (graduação e pós-graduação) em São Paulo (SP).

A Jornada aconteceu nos dias 23 e 25 de fevereiro e os professores ganharam kit com bolsa, camisa, copo, caneta e agenda.

Mais imagens:










Com informações do RodrygoFerraz.com.br e Blog Adustina ADSA

Acompanhe o Rodrygo Ferraz também pelo InstagramTwitter™ e pelo Facebook