Publicidade

Notícias de Última Hora

Primeiro caso de Coronavírus é confirmado em Adustina/BA

Bahia registra primeiro caso do novo coronavírus | Agência Brasil

Foi confirmado no início da tarde deste sábado (04) o primeiro caso de infecção por Covid-19 no município de Adustina (BA). O paciente é um jovem de 26 anos de idade, vindo de outro estado há cerca de 15 dias, que vinha sendo monitorado desde a sua chegada à cidade e que foi transferido nesta semana para o Hospital Couto Maia, em Salvador, após apresentar sintomas de maior gravidade.

O prefeito de Adustina, Paulo Sérgio (PSD) participou de uma live em suas redes sociais por volta das 14h, em que anunciou o caso positivo e afirmou que passará a adotar medidas mais severas na busca pelo combate à propagação do coronavírus, como a proibição de rodas de conversa e de exercício físico nas ruas, a circulação desnecessária de pessoas e a suspensão do alvará de funcionamento dos estabelecimentos comerciais que vierem a descumprir as normas de precaução.

O gestor disse que já entrou em contato com a Polícia Militar, a Guarda Municipal e com o Ministério Público, para garantir que a fiscalização e as medidas punitivas poderão ser aplicadas quando necessário. Ele apelou para que a população contribua com os esforços públicos, prezando pelo isolamento: “Com o prefeito Paulo Sérgio, o secretário Eugênio, o Ministério Público, juiz, promotor, Polícia Militar ou Guarda municipal trabalhando, mas a população não fazendo a sua parte, a gente não vai conseguir vencer essa batalha”.

JOVEM MANTEVE CONTATO COM PESSOAS DE ADUSTINA E DE PARIPIRANGA

Durante a live, Paulo Sérgio também comunicou que o jovem, que se encontra internado em Unidade de Terapia Untensiva (UTI), chegou a ter contato com várias pessoas, não só da cidade de Adustina, como também da vizinha Paripiranga, mais precisamente na sede e nos povoados Baixão, Antas do Raso e Roça Nova.

Por conta disso, a prefeitura de Adustina disponibilizou um número (75-99887-0990 / WhatsApp ou telefone) àquelas pessoas que tenham mantido contato com o homem nas últimas semanas. Por meio dele, um funcionário da Secretaria Municipal de Saúde passará orientações sobre como proceder a partir de agora.

O prefeito ainda pediu que as pessoas que tenham mantido contato com o jovem não se omitam nesse momento: “Conversando com o prefeito Justino (Paripiranga) e ele me informou que algumas pessoas falaram que tiveram contato e estão sendo monitoradas, e outras acabaram sem querer informar. Então, peço que isso não aconteça na cidade de Adustina, pois você pode prejudicar o seu filho, o seu pai, a sua mãe ou seu amigo, não custa na da você passar 15 dias em sua residência”.

TRABALHO DE MONITORAMENTO

O secretário de Saúde do município, Eugênio Santana, que também participou da live, afirmou que desde a última terça (31), quando houve a transferência do paciente, o trabalho de monitoramento passou a ser realizado para familiares do homem e pessoas que haviam revelado ter entrado em contado com ele.

O secretário ainda lembrou que o descumprimento às normas do decreto municipal de prevenção à Covid-19, por parte de comerciantes, pode acarretar até na suspensão do alvará sanitário de seus empreendimentos.

Sertão em Pauta.

Acompanhe o Rodrygo Ferraz também pelo InstagramTwitter™ e pelo Facebook
Primeiro caso de Coronavírus é confirmado em Adustina/BA Primeiro caso de Coronavírus é confirmado em Adustina/BA Reviewed by Rodygo Ferraz on 4/04/2020 Rating: 5

Nenhum comentário