UM POUCO DA HISTÓRIA Quem fundou a cidade de Coronel João Sá foi José de Justino dos Santos junto com Dr. Carvalho Sá, então prefeito de Jer...
UM POUCO DA HISTÓRIA
Quem fundou a cidade de Coronel João Sá foi José de Justino dos Santos junto com Dr. Carvalho Sá, então prefeito de Jeremoabo, e Francisco Timóteo Dias, entre outras pessoas. A fundação desta cidade foi resultado de um jogo político entre as elites políticas do povoado com as autoridades governamentais de Jeremoabo. O senhor José de Justino dos Santos, propôs a Dr. Carvalho de Sá a criação daquela cidade, pois a cidade iria receber o nome de Coronel João Sá, que era pai de Dr Carvalho de Sá, pois este tinha morrido alguns anos antes da fundação desta cidade. O prefeito de Jeremoabo ficou bastante empolgado para homenagear seu pai com o nome daquela futura cidade. Então assim foi feito, no dia 28 de julho de 1962, o distrito de Iguaba seria elevado à categoria de município com o título de Coronel João Sá, segundo a lei estadual n° 1.976.
Seu povoamento iniciou-se em meados do século XVIII, em consequência do gado que vinha do litoral sergipano, forçando paradas para abastecimento e iniciando um processo de povoamento desta região, surgindo um arraial denominado Bebedouro em virtude da existência de um poço.
A criação de gado somada ao cultivo de algodão resultou no crescimento daquele povoado com aproximadamente 485 habitantes, que seria elevado a categoria de distrito de Jeremoabo no ano de 1943, pelo capitão Bento Nolasco prefeito de Jeremoabo, com a denominação de Iguaba, palavra de origem indígena que significa lugar onde se bebe, bebedouro. Palavra que por diversas vezes era mencionado pelo soldado Leocádio quando se embriagava.
Jeremoabo.com.br
VOCÊ REPÓRTER
Presenciou um fato importante que merece virar notícia? Tem um vídeo ou uma foto? A sua sugestão ou denúncia pode virar uma matéria no RodrygoFerraz.com.br. Envie para o nosso WhatsApp (75) 99903-9986.
COMMENTS