Publicidade


Notícias de Última Hora

CIPE Nordeste completa dois anos de atuação em 37 cidades baianas

Com ações constantes voltadas para a prevenção e repressão de crimes com alto grau de complexidade, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) NORDESTE completa, nesta quinta-feira (27/12/2018), dois anos de implantação. A unidade fica sediada, no município de Ribeira do Pombal.

Com atuação em 37 cidades baianas, a CIPE NORDESTE, que também possui bases avançadas nas regiões de Conceição do Coité, Itapicurú, Cícero Dantas e Teofilândia, Tucano, Monte Santo, foi uma das responsáveis por frustrar um roubo a banco, na cidade de Olindina, no mês de dezembro de 2017.


À frente da tropa, o comandante da CIPE NORDESTE, major Wellington Morais dos Santos, ressaltou as notórias melhorias com a chegada da unidade. “São avanços significativos para a área da Segurança Pública, principalmente, em relação a prevenção aos crimes contra às instituições financeiras (redução de 50% e há 2 anos sem ocorrência a carro forte), além da diminuição dos índices de homicídios, na região, com ações conjuntas com o policiamento ordinário e demais órgãos da segurança pública, passando a população a ter mais segurança, diante da redução da criminalidade. 

Dentre as principais tarefas da especializada estão a realização do policiamento nas divisas da Bahia, destacando a cooperação da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado de Sergipe; policiamento nas zonas rurais; revistas e intervenções no complexo penitenciário da cidade de Serrinha - Presídio de Segurança máxima da Bahia; combate ao roubo a bancos, gado, de cargas e carro forte.


Por se tratar de uma tropa preparada para atuar em ocorrências de maiores ameaças, as equipes da CIPE NORDESTE, também capacitam policiais militares de outras unidades do Estado. Além disso, a companhia dá apoio às ações do 5º Batalhão da Polícia Militar (Euclides da Cunha), 16ª BPM (Serrinha), 6ª CIPM da PM (Rio Real), 90ª CIPM (Riachão do Jacuípe) e a 21ª CIPM (Cipó).

Produtividade

Ao longo dos 24 meses de implantação, a CIPE cumpriu as metas do biênio 2017/2018, previstas no Plano de Comando. Em apoio às unidades, participou de operações que resultaram em 869 pessoas foram conduzidas para delegacia, 388 prisões em flagrante, 245 TCO, 343 armas tiradas de circulação, 19 simulacros de arma de fogo, 417 ocorrências com apreensões de drogas, 149 veículos recuperados. 

Decorrente da excelente atuação, os policiais da CIPE NORDESTE foram homenageados com Moção de Aplausos proposta pelas Câmaras Municipais das cidades de Olindina, Cícero Dantas, Paripiranga, Serrinha, e, a mais recente, Ribeira do Pombal.


A lealdade, profissionalismo, compromisso e dedicação a causa pública de todos os policiais militares que compõem a UOE, simbolizam o sucesso da CIPE NORDESTE.

"A meta para 2019 é de potencializar a capacitação da tropa e a operacionalidade, principalmente, com a chegada do cão da raça Pastor Belga, que já está sendo treinado e a aquisição de Drone que auxiliarão no combate ao crime organizado, como também, estreitar ainda mais a relação de confiança com a comunidade. Feliz ano novo para todos os baianos", finalizou o oficial.

Acompanhe o Rodrygo Ferraz também pelo InstagramTwitter™ e pelo Facebook
CIPE Nordeste completa dois anos de atuação em 37 cidades baianas CIPE Nordeste completa dois anos de atuação em 37 cidades baianas Reviewed by Rodrygo Ferraz on 12/27/2018 Rating: 5