O Plano de Investimento em Logística lançado pelo governo em agosto
do ano passado beneficiará Adustina, Paripiranga, Coronel João Sá,
Fátima, Pedro Alexandre e outros municípios da região. O Programa tem
como objetivo ampliar a escala dos investimentos públicos e privados em
infraestrutura rodoviária, ferroviária, hidroviária, portuária e
aeroportuária.
Teve início na manhã desta
segunda-feira (03/06) a Tomada de Subsídios aberta pela Agência Nacional
de Transportes Terrestres (ANTT) para colher sugestões aos estudos
preliminares que irão reger o processo de concessão à iniciativa privada
do trecho ferroviário entre Feira de Santana(BA) e Ipojuca(PE), projeto
integrante do Programa de Investimentos em Logística (PIL), do Governo
Federal. As contribuições poderão ser feitas via internet até as 18h do
dia 3 de julho por meio do Formulário de Envio de Contribuições,
disponível no site da ANTT(Tomada
de Subsídios 012/2013), ou por correspondência, que deverá ser
encaminhada via postal à sede da Agência, no endereço: Setor de Clubes
Esportivos Sul - SCES, lote 10, trecho 03, Projeto Orla Polo 8 ¿
Brasília(DF) ¿ CEP: 70200-003.
A ligação ferroviária possui 893
quilômetros de extensão e atravessa 33 municípios, sendo 17 no estado da
Bahia, cinco em Sergipe, seis em Alagoas e cinco em Pernambuco, onde
faz conexão com a Ferrovia Nova Transnordestina, na cidade de
Ipojuca(PE). Na Bahia, a ferrovia passará pelos municípios de Feira de
Santana, Coração de Maria, Santanópolis, Irará, Ouriçangas, Aramari,
Inhambupe, Crisópolis, Olindina, Itapicuru,
Fátima, Adustina, Paripiranga, Coronel João Sá e Pedro Alexandre. Em
Sergipe, ela interceptará os municípios de Carira, Tobias Barreto, Poço Verde, Nossa Senhora da
Glória, Monte Alegre de Sergipe, Porto da Folha e Poço Redondo. Em
Alagoas, os municípios cortados são Pão de Açúcar, São José da Tapera,
Senador Rui Palmeira, Poço das Trincheiras, Maravilha e Ouro Branco. Já
em Pernambuco, a ferrovia passará pelos municípios de Rio Formoso,
Gameleira, Ribeirão, Sirinhaém e Ipojuca.
Programa de Investimentos em Logística (PIL)
Criado em agosto de 2012 pelo Governo Federal, o Programa tem como objetivo ampliar a escala dos investimentos públicos e privados em infraestrutura rodoviária, ferroviária, hidroviária, portuária e aeroportuária. Em linhas gerais, o PIL estabelece diretrizes, visando restabelecer o planejamento integrado dos transportes, de forma a implantar uma rede de infraestrutura de transporte moderna e eficiente, capaz de prover maior competitividade ao país, bem como fomentar o desenvolvimento econômico e social.
No que concerne ao modal
ferroviário, o Programa de Investimentos em Logística busca,
essencialmente, expandir a capacidade de transporte da malha ferroviária
nacional, resgatar a ferrovia como alternativa logística e reduzir
fretes. Para isso, buscou-se desenvolver um modelo de exploração, capaz
de propiciar amplo acesso à malha ferroviária, de forma que diversos
setores da economia possam usufruir da infraestrutura ferroviária.
Pesquisa do Radialista Carlino Souza
Pesquisa do Radialista Carlino Souza