Últimas Notícias

latest

Sítio do Quinto-BA: Articulação para driblar burocracia

30 agosto 2013

/ por Rodrygo Ferraz
cleigivaldo sítio do quinto
“Falta de recurso e muita burocracia” é a principal queixa do prefeito Cleigivaldo Carvalho, que administra o pequeno município de Sítio do Quinto, localizado no Nordeste baiano. O gestor visitou a sede da UPB, enquanto participava do curso de capacitação no sistema do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e aproveitou para conversar com a Coordenação de Comunicação sobre as novidades do seu município e como faz para superar obstáculos em sua administração.
Sítio do Quinto está prestes a receber a intervenção urbana de pavimentação em nove de suas ruas. A obra é fruto do convênio com o Ministério das Cidades, no valor de R$600 mil. “A cidade está crescendo rapidamente e precisamos de infraestrutura urbana para dar qualidade de vida à população”, explica o prefeito. Carvalho revela ainda que a construção de uma escola de ensino fundamental também será entregue este ano.
O município, situado na região do semiárido, passa por dificuldades. Mais de 50% da lavoura de milho e feijão foi perdida com a seca. A estiagem trouxe prejuízos também ao gado leiteiro, utilizado como alternativa de produção para os agricultores locais. “Faltou chuva justo quando a plantação estava brotando”, lamenta o gestor.
Diante dos obstáculos para gerir uma cidade de 14 mil habitantes, cuja arrecadação tem no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a principal fonte de recurso, o jeito encontrado é investir em outras áreas da economia. O turismo é uma das apostas. Todo mês de maio a romaria da Santa Cruz do Serrote leva cerca de 20 mil pessoas a circularem pela cidade. A procissão percorre mais de 15km entre a Igreja Matriz e a comunidade do Saco Tinguí, onde fica o santuário. A intenção é estimular a visita a localidade e fomentar o turismo religioso.
A Barragem Gasparino, maior obra em curso no nordeste baiano, também promete movimentar a economia local. São 18 km de represa d’água que vão permitir a implantação de projetos de irrigação, criatório de peixes, e exploração do turismo. A obra aguarda liberação dos órgãos ambientais para o uso da barragem. O município pleiteia também uma licença ambiental para a exploração de jazidas de manganês no solo da cidade.
Tudo isso é resultado da articulação da gestão municipal, que já conseguiu conquistas importantes para Sítio do Quinto. O prefeito Carvalho explica que, com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, serão construídas 38 moradias. A ordem de serviço da obra já está assinada. Foram recebidos também equipamentos do PAC 2 para convivência com a seca, como um kit composto de patrol, caçamba e retroescavadeira, que ajudaram a melhorar a qualidade das estradas vicinais e limpeza das aguadas. Em breve será adquirido um carro-pipa para atender às comunidades mais afastadas do centro, no período de estiagem.
De acordo com o gestor, muito mais pode ser feito com a assinatura de convênios. Por isso, ele e sua equipe, frequentemente, consultam a UPB em busca de informações. “A UPB tem se mostrado importante no dia a dia da nossa administração. Tudo que acontece a gente fica sabendo. É uma orientação muito boa”, revela o prefeito Cleigivaldo Carvalho, acompanhado pelo secretário de infraestrutura da cidade, José Arnaldo Santos. O secretário comenta que a entidade tem colaborado na formação dos técnicos do município. O curso da UPB sobre SICONV foi elogiado por ele. “Não tínhamos ninguém capacitado até participar deste curso dado em Paulo Afonso. Agora a gente aguarda a segunda etapa para melhorar a captação de recursos para o município”, afirmou.
Fonte: UPB
Não deixe de ver
© Todos os direitos reservados
desenvolvido com Agência Ferraz LTDA