Os municípios de Pedro Alexandre, na divisa com Sergipe; Tremedal, no Sudoeste, e Serra Preta, na Bacia do Jacuípe, tiveram decretos de emergência confirmados pelo Estado. A decisão do governo é desta quarta-feira (10). Nas três cidades, o decreto tem validade de 180 dias, mas contados a partir do primeiro decreto de emergência que é homologado pelas prefeituras.
Assim, em Pedro Alexandre vigora desde 19 de janeiro, em Tremedal a contar de 8 de fevereiro e em Serra Preta de 19 de fevereiro em diante. No decreto local, a prefeitura de Pedro Alexandre alegou “grande e prolongada estiagem” e que as chuvas até o presente momento foram insuficientes para formar estoque de água potável para atendimento da população rural, seja em tanques, açudes, barreiros e cisternas.
Já a prefeitura de Serra Preta declarou que a estiagem ocasionou a perda total da colheita de feijão e milho, o que prejudicou a população da zona rural do município. Não foi possível saber o que motivou a homologação do decreto de emergência pela prefeitura de Tremedal através de informações públicas.
BN