Na terça-feira, 01/02/2022, os Professores se reuniram em assembleia na sede APLB Sindicato, em Coronel João Sá - Ba, para discutir acerca d...
Na terça-feira, 01/02/2022, os Professores se reuniram em assembleia na sede APLB Sindicato, em Coronel João Sá - Ba, para discutir acerca de DIREITOS da categoria que não foram e/ou não estão sendo RESPEITADOS pela atual "gestão" do "prefeito" Carlos Sobral.
Na pauta, estavam temas como: Precatórios do FUNDEF, rateio de sobras do FUNDEB [2021] e Piso Nacional [reajuste de 33,24%].
"O "prefeito" de Coronel João Sá, não tem qualquer consideração pelos professores, como demostrou ter na encenação feita, no último 15 de outubro de 2021. Além de não subvincular os 60% dos Precatórios do FUNDEF, torrando toda a grana da verba federal, mais de R$ 29 mi, em obras totalmente descabidas e, ainda, através de transferências ilegais da conta específica do Fundo [c/c nº 13.686-7 FUNDEF] para outra conta do município de livre movimentação [c/c nº 5.206-X DIVERSOS]". Afirmou o professor Marcelão
É válido lembrar, que este modus operandi, das transferências ilegais da verba vinculada à Educação, vem sendo praticado ao longo da atual "gestão", pelo menos desde 2019, com os recursos do FUNDEB. Por isso, não houve o rateio das sobras do FUNDEB 2021.
Para agravar a situação, os Professores que aguardavam o reajuste do PISO NACIONAL, estabelecido pela Lei nº 11.738/2008, que, para 2022, ficou no percentual de 33,24%. Porém, o atual "gestor" Carlos Sobral descumpre o quanto constituído em Lei, deixando os Profissionais do Magistério sem o referido reajuste.
Então, diante desses fatos, os Professores não tiveram outra alternativa que não fosse se reunir para discutir a situação e, no final da assembleia, sair em passeata rumo à Secretaria de Educação e, em seguida, para a Prefeitura, demonstrando força e união na LUTA por seus Direitos.
Da redação Rodrygo Ferraz, com informações do professor Marcelão
COMMENTS