O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou a suspensão de uma pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto EIPE, em Sítio do Quinto, após identificar irregularidades e omissões significativas no levantamento. A decisão veio em resposta a recursos apresentados pelo partido Avante, da pré-candidata a prefeita Morgana Nascimento.
A pesquisa, originalmente divulgada em 1º de junho, já havia sido alvo de contestação pela oposição, que conseguiu uma liminar inicial contra a divulgação dos dados. No entanto, essa liminar foi posteriormente derrubada pelo juiz de primeira instância em Jeremoabo, que julgou a representação do partido como improcedente.
>Siga RODRYGO FERRAZ no Instagram, Youtube e pelo Facebook
O corpo jurídico do Avante continuou a analisar a situação e, ao identificar que as irregularidades persistiam, entrou com um recurso em segunda instância. O resultado desse recurso foi divulgado na noite desta segunda-feira, com a Justiça Eleitoral determinando a suspensão da pesquisa.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, a pré-candidata Morgana Nascimento comemorou a decisão do TRE-BA, destacando a importância de garantir a transparência e a lisura no processo eleitoral. Ela afirmou que a suspensão da pesquisa reforça o compromisso do partido em lutar por eleições justas e sem manipulações de dados.