RodrygoFerraz.com.br
Início » , » José Uilson é eleito novo presidente da Câmara de Vereadores de Fátima-BA

José Uilson é eleito novo presidente da Câmara de Vereadores de Fátima-BA

Publicado por Rodrygo Ferraz em quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Aconteceu nesta quinta feira dia 18 de dezembro 2014, as 13:30 na Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Fátima, situado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, a 19ª sessão onde foi realizada a eleição da Mesa Diretora para o 2º Biênio. O presidente da Câmara Fábio José Reis de Araujo, iniciou a sessão agradecendo a presença de todos os vereadores, vereadora, autoridades e populares presentes neste momento importante da câmara , já que pela primeira vez vai acontecer uma votação aberta entre os vereadores.

O vereador Binho e presidente da Câmara iniciou a votação que o resultado foi o seguinte. Votação: Na votação os vereadores Bel, Oliveira, Zezinho, Binho, Gilvan, Nego de Pretinho, Zé de Maria,Gilberto e Odilon deram o voto a chapa do vereador Zezinho, já a vereadora NERIVAN votou Não e o vereador Zé Cuscuz votou em Branco, ficando assim o resultado: 9 votos contra 1 e um voto em branco.
Nova mesa diretora
Nova mesa diretora



A chapa foi confirmada por maioria dos votos, oficializando assim a formação da Mesa Diretora do próximo biênio, que será presidida por José Uilson Batista Reis (ZEZINHO) e vice-presidente Manoel Oliveira dos Santos (OLIVEIRA), 1º Secretário Fábio José Reis de Araujo (BINHO) e 2º secretário Gilvan de Matos Pereira (GILVAN DE PEDRO DE DÊ).

VEJA ALGUMAS ATRIBUIÇÕES:
Mesa Diretora – Como órgão diretivo, compete-lhe a prática de atos de direção, administração e execução das deliberações aprovadas pelo Plenário, na forma regimental. A Mesa é composta pelo presidente, vice-presidente e pelos 1º e 2º secretários. Ela é eleita com os votos dos vereadores e o mandato é de dois anos, não podendo ser reeleita ou prolongada a sua atuação.
Presidente da Câmara  – O Presidente da Câmara, que é também o Presidente da Mesa, tem atribuições mais amplas. A ele é que cabe efetivamente dirigir os trabalhos da Câmara. É uma autoridade municipal de grande responsabilidade, tal a soma de atribuições que lhe cabe como dirigente do legislativo local. Exerce funções legislativas presidindo o Plenário, orientando e dirigindo o processo legislativo. Profere voto de desempate nas deliberações, promulga leis, decretos legislativos e resoluções. Exerce atividades administrativas dirigindo o funcionalismo da Câmara. Também é função do Presidente dar posse ao Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores retardatários e suplentes e de declarar a extinção de mandato e a vaga dos respectivos cargos desses mesmos agentes políticos, quando se verificar a ocorrência de qualquer das causas extintivas previstas em lei: morte, renúncia, perda ou suspensão dos direitos políticos.O Presidente da Câmara é substituto eventual do Prefeito eleito (ou nomeado), no caso de impedimento deste e do Vice-Prefeito, bem assim a de seu sucessor no caso de vacância do cargo, quando também não houver Vice-Prefeito para assumi-la. Vale dizer que o Presidente da Câmara poderá assumir as funções de Prefeito, o que dá realce a essa figura do sistema governamental dos Municípios, mas é de notar que ele nunca se torna Prefeito, será sempre o Presidente da Câmara no exercício das funções daquele.
Vice-Presidente – Substituto do presidente e, uma vez no exercício da presidência, assume todas as atribuições próprias do presidente, inclusive a de substituto eventual do prefeito.
Secretários da Mesa – Praticam, em geral, os seguintes atos: redige as atas das sessões do Plenário da Câmara e das reuniões da Mesa; computa votos e indica ao Presidente os resultados das votações e deliberações; superintende os trabalhos da Secretaria da Câmara; nas ausências eventuais do Presidente e do Vice-Presidente, preside a Câmara.
Com informações do Sofatima.net
Compartilhe este artigo :

Horóscopo

Siga-me no instagram

Visitantes onlines

Publicidade


As mais acessadas