Na manhã deste domingo (05/03) cerca de 200 mulheres Sem Terra ocuparam a fazenda Espinheiro, abandonada há muitos anos, sendo parte devoluta e a outra parte com mais de 620 hectares, do proprietário Dr. Renato Carvalho. A fazenda está localizada no município de Jeremoabo/BA, região nordeste da Bahia.
A ação faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, que neste ano traz o lema "O agronegócio lucra com a fome e a violência, por terra e democracia, mulheres em resistência".
As mulheres Sem Terra estão mobilizadas e em luta, defendendo o direito a terra, para produzir alimentos saudáveis para alimentar o povo, denunciando a destruição da natureza pelas cruéis faces do agro-golpe-tóxico-negócio e contra todas as formas de violências contra a classe trabalhadora e sobre tudo contra as mulheres, negros e negras, juventudes, indígenas e as LGBTI+, que sofrem diretamente os impactos de um sistema capitalista, que se mantém pela exclusão e que fere nossos direitos mais fundamentais diariamente.
Reivindicamos a Reforma Agrária como solução imediata para milhares de famílias acampadas, distribuindo a terra e fortalecendo a produção de alimentos saudáveis para acabar com a fome que assola esse país.
>Siga RODRYGO FERRAZ no Instagram, Youtube e pelo Facebook
Nota do site: segundo informações, ontem (5) a noite, algumas pessoas chegaram na área ocupada, deflagando tiros no intuito de amedrontar, mas ninguém ficou ferido. Não temos maiores informações se houve a desocupação ou como se encontra a área.
De acordo com o movimento, a propriedade estava abandonada e uma parte dela é devoluta, quando o território pertence ao Estado e não tem uma atividade específica.
Segundo Lucineia Durães. da direção nacional do MST, homens armados ameaçaram as famílias que estavam na ocupação em Jeremoabo, na manhã deste domingo (6). Ela disse que eles não agrediram os militantes e que anunciaram a retomada das áreas ocupadas.
Para dirimir dúvidas, a Fazenda em questão está localizada próxima ao Acampamento Paraiso, cerca de 25 km da sede do municipio, na BR 110 sentido Salvador, após o CETEP (Escola Agrícola).
Com informações de Pedro Son.
VOCÊ REPÓRTER
Presenciou um fato importante que merece virar notícia? Tem um vídeo ou uma foto? A sua sugestão ou denúncia pode virar uma matéria no RodrygoFerraz.com.br. Envie para o nosso WhatsApp (79) 99999-1223.